O prefeito de Ananindeua, Daniel Santos (PSB) foi afastado cautelarmente do cargo por decisão judicial no contexto de uma operação de busca e apreensão feita pelo Ministério Público do Estado com autorização do Tribunal de Justiça do Estado (TJPA).
De acordo com nota do MPPA, o Centro Integrado de Investigação do Ministério Público do Estado do Pará (CI/MPPA), por delegação da Procuradoria-Geral de Justiça, com o apoio do Grupo de Atuação Especial de Inteligência e Segurança Institucional (GSI), deflagrou na manhã desta terça-feira, 05 de agosto, a Operação Hades, com o cumprimento de mandados de busca e apreensão deferidos pelo TJPA, em endereços localizados na região metropolitana de Belém, no interior e fora do Estado do Pará, além da imposição de medidas cautelares diversas da prisão.
A Operação Hades fundamenta-se em investigação realizada pelo MPPA com o objetivo de apurar a prática de crime de fraude ao caráter competitivo de procedimentos licitatórios, além de corrupção ativa e passiva de agentes públicos e empresários. Por decisão judicial o prefeito de Ananindeua foi afastado cautelarmente do cargo.
A Operação Hades, de acordo com o MPPA, ainda encontra-se em andamento, com 16 equipes dando cumprimento às ordens judiciais.