Na estrada com o Diário

Santarém, a Pérola do Tapajós, está em alta

Segundo a Embratur, o Estado recebeu 12,68 mil turistas de outros países no primeiro semestre
O presidente Lula (PT) passará o fim de semana em Alter do Chão, distrito turístico de Santarém (PA), às margens do rio Tapajós ao lado da primeira-dama Janja. Foto: Octávio Cardoso

Luiz Octávio Lucas

O Na Estrada descata os encantos de Santarém. O município do Oeste do Pará é o terceiro maior do Estado, fica distante 1.390 km de Belém, e foi fundado em 1661, por um padre jesuíta em missão religiosa na antiga aldeia dos Tapajós.

De uns anos para cá, a cidade passou a ser comentada no Brasil e no mundo por causa de um paraíso, considerado uma das praias mais bonitas do mundo: Alter do Chão! A beleza do lugar já atraiu famosos como a atriz Grazi Massafera, além de influenciadores de turismo que não cansam de exaltar o que esse distrito tem de bom.

Como se pode observar, Santarém tem história para contar, além das belezas naturais da floresta amazônica e suas praias fluviais. Turista na cidade não fica sem ter o que fazer.

Comecemos então pela atração principal. Alter do Chão é um distrito de Santarém localizado a 40 km do centro do município.

Alter do Chão é um distrito de Santarém localizado a 40 km do centro do município. Foto: Ney Marcondes

O distrito ficou em evidência após ter sido eleito pelo jornal inglês The Guardian como o local que tem as praias fluviais mais bonitas do mundo. E elas surgem agora no verão, quando as águas do Rio Tapajós cedem e surge a Ilha do Amor, com areias brancas e águas turquesas. A melhor época para fazer a visita é portanto de agora até dezembro, quando o volume de chuvas diminui.

Para desembarcar em Alter do Chão, a principal opção é o aeroporto de Santarém Maestro Wilson Fonseca, distante 34 km, e onde voos diários das companhias aéreas pousam vindos de Belém, Manaus e Brasília. Azul, Gol e Latam fazem a rota e oferecem conexões para quem chega de outros destinos.

Já em Santarém, o visitante tem a opção de chegar em Alter pela estrada, com transporte por aplicativo, ônibus, táxi e turismo receptivo. A distância gira em torno de 40 minutos.

 

Alter é só a cereja do bolo; veja outros encantos santarenos 

Foto: Roni Moreira/Ag. Pará

É lógico que a maioria dos turistas se interessa em conhecer Santarém por causa de Alter do Chão, mas é literalmente um pecado chegar na cidade e desperdiçar a chance de desbravá-la, a começar pela Catedral de Nossa Senhora da Conceição.

O templo é conhecido também como Igreja Matriz de Santarém e é considerado uma das construções mais antigas da Pérola do Tapajós, tendo suas obras iniciadas em 1754.

A igreja conserva obras de arte sacra, vitrais e fica em uma área com várias edificações de inspiração portuguesa, além dos solares do Barão de São Nicolau e dos Brancos, ambos de origem árabe.

Ainda no complexo da catedral, é possível visitar o Museu de Arte Sacra, com um acervo voltado para os artigos religiosos, tal qual o similar de Belém, em frente à Praça Frei Caetano Brandão.

Ao entardecer, não deixe de fazer uma caminhada pela orla do Rio Tapajós. O espaço é tido como ponto de encontro da cidade, conta com bares que deixam a experiência de curtir o pôr do sol ainda mais interessante.

Outro ponto que merece uma visita é a praça Mirante dos Tapajós, localizada em uma área de uma antiga fortaleza. O local ainda preserva alguns canhões, resquícios dessa época, mas a cereja do bolo é que, por lá, tem uma bela vista do município e do encontro dos Rios Tapajós e Amazonas, que não se misturam.

Se deu saudade de pegar uma praia, não se preocupe. Santarém tem outros dois balneários bem frequentados e que também fazem parte do roteiro turístico: a Praia de Ponta das Pedras, distante 35 km do centro de Santarém. O cenário é de águas límpidas e formações rochosas. A outra praia é a do Maracanã, que fica em uma vila de pescadores e que tem bares e restaurantes que servem um peixe típico da região, o charutinho.

E como ir a Santarém e não conhecer a Floresta Nacional dos Tapajós? Um passeio por lá revela bem o que é estar na floresta amazônica. Distante apenas 50 km do centro de Santarém, o turista vai ter contato com a natureza preservada e com o modo de vida dos ribeirinhos.

 

SERVIÇO

ONDE FICAR

Hotel Palace Santarém

Categoria: 3 estrelas

Endereço: Av. Rui Barbosa, 726 – Santana

Telefone: (93) 3523-2052

 

Barrudada Tropical Hotel

Categoria: 3 estrelas

Endereço: Av. Mendonça Furtado, 4120 – Liberdade,

 

Hotel Rio Tapajós

Categoria: 4 estrelas

Endereço: Av. Eng. Fernando Guilhon, 18 – Elcione Barbalho

 

RECEPTIVO

Santarém Tur

Endereço: R. Adriano Pímentel, 44 – Central

Telefone: (93) 99199-8080

 

Turismo Aqui

Endereço: Av. Barão do Rio Branco, 833 – Santa Clara

Telefone: (93) 99122-1231

 

Ynca Turismo- Agência de Turismo Receptivo Em Alter Do Chao

Endereço: R. Pedro Teixeira, 800 – Alter do Chão

Telefone: (93) 99136-6462

 

VOOS

IDA

BEL-STM

Gol

12:45/14:15

Duração: 1 h 30 min

Sem escalas

 

Azul

02:00/03:25

Duração: 1 h 25 min

12:20/13:45

Duração: 1 h 25 min

Sem escalas

 

VOLTA

STM-BEL

 

Gol

15:35/17:00

Duração: 1 h 25 min

Sem escalas

 

Azul

04:15/05:35

Duração: 1 h 20 min

Sem escalas

 

04:15/05:35

Duração: 1 h 20 min

Sem escalas