Na estrada com o Diário

Banhistas lotam a praia do Caripi, em Barcarena

A Praia do Caripi, no município de Barcarena, tem se destacado como um dos destinos procurados durante o veraneio de julho.
A Praia do Caripi, no município de Barcarena, tem se destacado como um dos destinos procurados ao longo do ano Foto: Antonio Melo
A Praia do Caripi, no município de Barcarena, tem se destacado como um dos destinos procurados durante o veraneio de julho. Localizada a cerca de aproximadamente 120 km de Belém, a praia atrai turistas em busca da combinação atraente de paisagens naturais e um ambiente familiar, tendo visitantes e comerciantes em busca de aproveitar o período de férias. Por toda a extensão da orla, preferencialmente no espaço de areia, durante a manhã e tarde de sábado (20), o movimento era animado pelos banhistas.
A pedagoga Josi Guimarães, 39 anos, acompanhada de seu esposo Alex Rodrigues e sua mãe Lindalva Magno, elogiou a beleza do local. A família saiu do bairro do Marco, em Belém, em busca de diversão no município barcarenense. “Escolhemos o Caripi para este final de semana por ser um lugar seguro e com uma ótima estrutura. Além disso, temos parentes em Barcarena e sempre aproveitamos para curtir a natureza e eventos locais, esse final de semana aproveitamos o show do Ferrugem e vamos curtir a apresentação da Joelma”, contou Josi.
Por toda a extensão da orla, preferencialmente no espaço de areia, durante a manhã e tarde de sábado (20), o movimento era animado pelos banhistas.
Por toda a extensão da orla, preferencialmente no espaço de areia, durante a manhã e tarde de sábado (20), o movimento era animado pelos banhistas. Foto: Antonio Melo
Josi e sua família estão aproveitando o final de semana para relaxar e explorar mais de Barcarena, incluindo uma visita à Ilha de Trambioca. Mas, para ela, a Praia do Caripi se destaca pela limpeza e pela presença de ações educativas, o que a torna um destino familiar atrativo.
Outra visitante é a consultora de vendas Michelle Queiroz, 38, residente do bairro do Paar, em Ananindeua. Ela, que chegou na sexta-feira, 19, para aproveitar todo o final de semana, destacou a Praia do Caripi como sua preferência entre as praias da região. “A tranquilidade e a beleza da praia fazem dela uma escolha constante para minha família. Além de aproveitar a praia, exploramos outras áreas próximas. Recomendo a Praia do Caripi para quem busca um ambiente relaxante”, disse.
COMÉRCIO LOCAL
A Praia também é um ponto crucial para o comércio local. Brenda Maciel, 37, gerente do restaurante Caripi, revelou que o movimento no restaurante tem tido um aumento significativo durante as férias, chegando a mais de 30% do habitual. Para isso, conta com uma equipe de 5 cozinheiras, 4 garçons e 2 ajudantes. “Durante o período de férias, nosso fluxo de clientes aumenta, e para atender à demanda, dobramos o número de funcionários. Embora o aumento de vendas não seja tão expressivo quanto o aumento de visitantes, percebemos um crescimento significativo no faturamento, especialmente no segundo final de semana”, explicou.
O verão é sempre uma boa época para quem vende alimentos que ajudam a refrescar durante o calor. É o caso do vendedor ambulante de sorvete Raimundo Aracildo, com 24 anos de experiência na Praia do Caripi. “No período de veraneio, as vendas aumentam bastante, mas este mês de julho está um pouco mais fraco comparado ao mesmo período do ano passado. No entanto, já vendi, só neste sábado, mais de 50 produtos”, afirmou Raimundo, que espera que o restante da temporada traga melhores resultados.
O verão é sempre uma boa época para quem vende alimentos que ajudam a refrescar durante o calor
O verão é sempre uma boa época para quem vende alimentos que ajudam a refrescar durante o calor. Foto: Antonio Melo
SEGURANÇA
A movimentação intensa exige atenção redobrada dos bombeiros salva-vidas, que estão de plantão na praia. Conforme o 2º Sargento, Lidiel Ferreira, comandante dos guarda-vidas da 1ª quinzena da operação 2024, as ocorrências mais comuns são crianças perdidas e insolação. Outro fator que chamou a atenção ao longo das primeiras semanas de julho foram duas situações de acidentes com arraias. “Estamos sempre atentos e orientamos os pais a ficarem de olho nos filhos. Registramos algumas ocorrências de acidentes com arraias e situações de crianças perdidas, mas, no geral, a praia está tranquila; mas fica o alerta. Também reforçamos a importância de respeitar os limites de segurança na água”, pondera.
Ele detalhou a estrutura disponível para garantir a segurança dos banhistas, que vão além da viatura, para um transporte simples, e transporte clínico, que permite a locomoção até uma unidade de saúde; ainda, há a presença de 10 militares e equipamentos como botes e uma lancha para resgate. “Nossos principais cuidados incluem a orientação para que os pais fiquem atentos às crianças e evitem riscos como o uso de pipas”, complementou.
Além das questões de segurança, os bombeiros também oferecem orientações gerais de cuidados para os veranistas. “Pedimos para que todos usem protetor solar, bebam bastante água e evitem o consumo excessivo de álcool. A praia é um lugar para diversão, mas precisamos cuidar da saúde e segurança de todos”, finaliza.