Luiz Octávio Lucas
No Marajó, não deixe de aproveitar para conhecer Salvaterra. Conhecida como a Princesa do Marajó, a cidade é um antigo distrito de Soure, tendo se emancipado em 1961. O município possui cenário ecológico, semelhante ao de Soure, com campos, fazendas, rebanhos de búfalos, belas praias e folclore que se expressa na dança e na música.
Por falar em atrações musicais, neste domingo (14), a cidade recebe mais um dia de Festival Marajoara de Cultura Amazônica. O evento começa a partir das 15h na Pousada Marajó com o Festival Choro Jazz Para O Cortejo Cultural.
Na programação, os veranistas vão poder se divertir com o Cortejo Cultural com o “Coletivo Cultural Mestre Zampa” e o Boi Primavera, Grupo Encanto Marajoara, Allan Carvalho, Boi Aventureiro e Boi Estrela do Amanhecer de Cachoeira do Arari (Mestra Galileia).
Além do festival, um dos destaques do passeio é a Orla à Beira-Mar da Praia Grande. São 773 metros de extensão inaugurados em 2022 com calçada com acessibilidade, espaço para a realização de eventos culturais, iluminação, drenagem, instalações hidrossanitárias, pavimentação asfáltica, brinquedos, academia ao ar livre, rampa para skate e um mirante, de onde se pode ter uma vista panorâmica de toda a orla. Tem até um caranguejo gigante para tirar fotos e causar nas redes sociais!
Não deixe de dar uma conferida no novo Mercado Municipal da cidade. Entregue este ano pelo Governo do Estado, o espaço é ideal para comprar hortifrutis e peixe fresquinho, trazido pelos pescadores da região. São dez boxes, nove lojas, banheiros feminino, masculino e para Pessoas com Deficiência (PcDs), além de local para carga e descarga e uma arquitetura que prioriza a iluminação natural e o conforto dos visitantes e dos trabalhadores.
Conheça as praias de Salvaterra
Mas é claro que o turismo em Salvaterra é voltado também para as praias, uma delas a dos Pescadores. Localizada às margens do rio Paracauari, no centro urbano, tem água salobra e areia grossa e amarelada. É o local onde pescadores costumam deixar suas embarcações após a pescaria. Apesar de não ser utilizada para banho, é um dos pontos mais privilegiados de Salvaterra.
Já a Praia de Salazar fica localizada na Vila de Passagem Grande, na 2ª Rua. O balneário tem beleza exótica, sendo excelente para passeio e banho no igarapé, no período de maré alta.
Outra praia famosa do município é a Praia Grande de Joanes, também com água salobra e clara, areia branca e fina, vegetação rasteira e 1,5 km de extensão. Proporciona banho morno, às vezes mais salgado, às vezes mais doce, tendo nos períodos de férias e feriados prolongados, um maior fluxo de visitantes. No local, o turista conta com uma boa infraestrutura com bares, restaurantes e hospedagem e pode ser acessado por estrada pavimentada em automóveis particulares, motos e bicicletas. A Praia Grande está entre os maiores atrativos naturais do município.
COMO IR
De Belém, a forma mais utilizada para chegar até Salvaterra é a utilização de embarcações (navio e lancha rápida) ou balsa. Para isso, você deve dirigir-se até o Terminal Hidroviário na região portuária da capital ou ao Terminal Hidroviário do município de Icoaraci, a 20 km do centro.
ONDE FICAR
Pousada Marajó
Endereço: Tv. Primeira, 15 – Centro
Telefone: (91) 98948-8413
Pousada dos Guarás
Endereço: Av. Beira Mar, s/n – Centro
Telefone: (91) 99303-3291
Pousada Marajoara
Endereço: Praia Grande de Salvaterra
Telefone: (91) 99112-5112
CURIOSIDADES
- Os Jesuítas, no século XVII, construíram a primeira igreja de Salvaterra, na localidade de Joanes, entretanto, com o passar dos tempos ela foi se deteriorando. Hoje, o que resta da construção são suas ruínas, que despertam curiosidade e interesse do visitante em conhecê-las.
- Água Boa é uma praia escondida dentro de Salvaterra e Joanes fica a 17 km do município.
- A Reserva Ecológica da Mata do Bacurizal e do Lago Caraparu é uma Unidade de Conservação administrada pela Prefeitura Municipal de Salvaterra, com objetivo de proteger os recursos naturais e desenvolver o ecoturismo.