Na estrada com o Diário

Santa Izabel do Pará e refúgio amazônico do Rio Caraparu 

Para curtir o verão amazônico a partir de Belém nem é preciso ir tão longe. Uma prova disso é Santa Izabel do Pará,
Para curtir o verão amazônico a partir de Belém nem é preciso ir tão longe. Uma prova disso é Santa Izabel do Pará,

Luiz Octávio Lucas

Para curtir o verão amazônico a partir de Belém nem é preciso ir tão longe. Uma prova disso é Santa Izabel do Pará, um dos sete municípios que compõem a Região Metropolitana de Belém. A cidade fica distante cerca de 47,4 km do centro da capital (1h de carro) e possui cerca de 69 mil habitantes.

Segundo o internacionalista Rodrigo Lopes, estudante de Gestão de Turismo e autor do blog Amazônida Pelo Mundo (@amazonidapelomundo), um dos principais atrativos da cidade são os diversos igarapés espalhados pela região. “Um dos mais famosos é o balneário na vila de Caraparu, rodeado pelo rio de mesmo nome e que, por muito tempo, foi e ainda é um refúgio de lazer das famílias da região”.

Ao chegar na vila, com exceção de julho, é possível estacionar praticamente na beira do igarapé e sem pagar nada. “O entorno do rio contou por muito tempo com bares altamente frequentados e que os visitantes, que antigamente chegavam em excursões chamadas de piqueniques que saiam em ônibus fretados de Belém. Hoje esse tipo de lazer não é tão comum como antes, embora ainda exista”, conta o viajante.

Atualmente a melhor estrutura presente no local é o Restaurante Rio Caraparu e a partir dele o visual é tipicamente amazônico com o rio e a vegetação do entorno ao fundo. O estabelecimento funciona de sexta à domingo, de 8h ás 19h. No local, são servidos uma variedade de peixes da região e ótimas opções de pratos e bebidas.

“A melhor época para visitar qualquer lugar no Pará é no verão. E essa estação no Pará abrange os meses de julho à novembro. Se você prefere tranquilidade evite o mês de julho, pois é o período mais agitado em todos os balneários da região. Depois começa o inverno amazônico e chove praticamente todo dia”, opina Rodrigo.

 

ONDE FICAR

O balneário não conta com estruturas de acomodação. Mas existem hotéis e pousadas na área urbana da cidade como o Hotel Flor de Lótus e Hotel Cacique.

 

ONDE IR 

Bar e Restaurante Rio Caraparu

Rua do Umarizal, 1 – Caraparu, Santa Izabel do Pará

Telefone: 91-98458-9332/ 98867-1509

 

COMO IR 

De Belém, de transporte particular, pegue a Rodovia BR 316 e siga por ela por cerca de 40 km. Quando estiver nas primeiras zonas urbanas de Santa Izabel, pegue a Rodovia PA 140 e siga até encontrar os indicadores da Vila de Caraparu, cerca de 20 minutos da BR até o local da vila.

Se você optar por transporte público, há linha regulares que saem de Belém em São Brás custando R$6. Chegando em Santa Izabel você precisará contar com vans ou moto-táxi para levar até o balneário.