Na estrada com o Diário

O Tauá te convida a um banho gelado de igarapé

Os igarapés de Santo Antônio do Tauá são pequenos cursos d'água que fluem pela floresta amazônica, criando cenários de rara beleza.
Os igarapés de Santo Antônio do Tauá são pequenos cursos d'água que fluem pela floresta amazônica, criando cenários de rara beleza.

Luiz Octávio Lucas

Na Estrada com o DIÁRIO desta semana te convida a conhecer os igarapés de Santo Antônio do Tauá, município do nordeste paraense e que viabiliza aos viajantes um bate-volta com distância de somente 56 km a partir da capital Belém.

O município é conhecido como a “Cidade dos Igarapés”. Segundo o internacionalista Rodrigo Lopes, estudante de Gestão de Turismo e autor do blog Amazônida Pelo Mundo (@amazonidapelomundo), é um “destino pitoresco que oferece uma experiência de conexão com a natureza, especialmente durante o verão amazônico”, descreve.

O blogueiro pontua que ao chegar no Tauá, o turista é imediatamente cativado pela atmosfera acolhedora e pela abundância de igarapés que cortam a região. “A vegetação exuberante e as águas geladas dos igarapés são um convite irresistível para se refrescar nesse calor”, garante.

Os igarapés de Santo Antônio do Tauá são pequenos cursos d’água que fluem pela floresta amazônica, criando cenários de rara beleza. “Esses corpos d’água são vitais para a comunidade local, fornecendo recursos e lazer. Além dos igarapés, Santo Antônio do Tauá dispõe de um balneário de piscinas naturais, o Paraíso das Fontes”, apresenta.

O Balneário Paraíso das Fontes é tido como uma das atrações mais conhecidas de Santo Antônio do Tauá. O internacionalista detalha que as águas límpidas e frescas têm aquela temperatura gelada típica dos igarapés da Amazônia. “O balneário oferece uma experiência revigorante em meio à natureza. Suas instalações incluem áreas de lazer e restaurantes que servem pratos típicos da nossa região”, conta.

“Minha visita ao Balneário Paraíso das Fontes foi inesquecível. Ao mergulhar nas águas cristalinas dos igarapés, é possível sentir uma conexão profunda com a natureza. Passeios de caiaque, trilhas na floresta, banho debaixo de pequenas cachoeiras e simplesmente contemplar a vista à beira do igarapé foram algumas das atividades que enriqueceram minha experiência”, detalha.

Ele chama atenção para um detalhe importante sobre a coloração da água. “Há variação conforme o regime de chuvas: se chover dias anteriores, a possibilidade de cores em tons de verde e azul aumenta”.

O Paraíso das Fontes também tem trilhas, lago para apreciação de peixes, praça de alimentação, piscinas naturais para crianças e adultos, chafariz para banho com pets, cascata próximo a um olho d’água, aluguel de equipamentos para esportes aquáticos (colete, boia, bote, canoa, caiaque, caiaque duplo e standup).

A lotação máxima é de 300 pessoas, existe coleta seletiva e tratamento de resíduos e funciona aos sábados, domingos e feriados de 9h às 17h. Os ingressos variam de R$ 10 a R$ 15. Crianças menores de 5 anos não pagam.

 

CURIOSIDADES 

  • Para conhecer o Balneário Paraíso das Fontes, o visitante deve levar roupas de banho, protetor solar, repelente e uma câmera para capturar as belezas naturais.
  • Respeite as normas locais de preservação ambiental para garantir que as futuras gerações também possam desfrutar deste paraíso.
  • No mês de agosto, acontece na cidade a festa de São Raimundo Borralho, com novenas, arraial, concurso e leilões.
  • O nome Tauá tem origem no vocábulo indígena que significa amarelo.

 

ONDE IR

Paraíso das Fontes

Estrada da João Coelho, Km 12, Santo Antônio do Tauá

Telefone: 91-99913-3110

 

COMO IR

De Belém para Santo Antônio do Tauá são 63 km de viagem, via BR-316 e PA-140, feitos em aproximadamente 1h30.