Fazer uma viagem internacional a turismo geralmente está nos planejamentos de férias de muitos viajantes, afinal, as rotas para o exterior possuem longas horas de voo ou conexões demoradas e as férias são o período ideal para se realizar com mais tranquilidade uma viagem para outro país. No entanto, uma viagem internacional dentro do continente sul-americano é perfeitamente viável se considerarmos um feriado prolongado emendado com final de semana.
Foi considerando essa estratégia que o internacionalista e estudante de Jornalismo Rodrigo Lopes decidiu visitar Montevidéu no Uruguai e Buenos Aires na Argentina em uma viagem de cinco dias para inspirar uma publicação em seu blog amazonidapelomundo.blogspot.com.
Partindo de Belém com conexão em Campinas e Porto Alegre, Rodrigo saiu na sexta e chegou em Montevidéu no sábado, sendo possível conhecer a capital uruguaia durante um dia inteiro com passeios livres pelo centro histórico da cidade, a orla das Las Ramblas com o famoso Letreiro de Montevidéu e um jantar no final do passeio.
Para otimizar o tempo na cidade, Rodrigo conta que “o ideal é reservar um hotel ou hostel em uma zona próxima dos pontos que se pretende visitar, por mais que seja um passeio livre pela cidade, fazer tudo caminhando enriquece o passeio e por ser próximo a hospedagem se ganha tempo para outras atividades e Montevidéu se caracteriza por ter os principais pontos concentrados na área do centro histórico, como o Teatro Solis e o Palácio Salvo”.
Buenos Aires, por sua vez, já estava na programação do dia seguinte do viajante Rodrigo que optou pelo serviço Buquebus, linha de ônibus e embarcação combinadas que conectam as duas capitais em um trajeto de 4 horas. Chegando em Buenos Aires, o terminal do Buquebus fica muito próximo ao shopping mais sofisticado da Argentina, o Galerias Pacífico, primeira parada antes de seguir para o hotel escolhido pelo internacionalista que ficava a poucos minutos do principal ponto turístico da capital argentina, o Obelisco da Avenida 9 de julho.
Ali mesmo já foi possível fazer os registros do icônico monumento característico da cidade. A partir desse ponto, é possível ir de ônibus, táxi ou aplicativo para a famosa Casa Rosada, parada obrigatória de todo turista em Buenos Aires.
No segundo dia de viagem na capital argentina, Rodrigo decidiu fazer um passeio guiado em city tour de ônibus, onde é possível conhecer todos os pontos turísticos da cidade com o ticket válido por 24 horas. “Sem dúvida uma das melhores opções quando se tem pouco tempo e quer conhecer o que a cidade tem o melhor para oferecer”, destaca. A noite foi livre para finalizar o passeio com a escolha do cenário de Puerto Madero para degustar a culinária argentina.
O dia seguinte foi dedicado ao retorno a Belém e com sentimento de expectativas superadas nos dois destinos sul-americanos. Rodrigo destaca que para se realizar qualquer viagem, especialmente ao exterior, “se precisa do devido planejamento, mas não somente disso. É preciso também ousadia e curiosidade para alcançar qualquer destino, afinal o mundo está aí pra ser vivido”, completa. (Com a colaboração do internacionalista Rodrigo Lopes).
—
Fale com o colunista: [email protected] / @luizoctav