Luiz Octávio Lucas
Aproveitar o que o Pará tem de melhor sem precisar ir muito longe de Belém significa, necessariamente, dar um pulo em Marituba. A cidade distante da capital paraense há apenas 11 km, faz parte da Região Metropolitana e oferece ao visitante patrimônio histórico, religiosidade e riquezas naturais.
Marituba é marcada pela fé dos moradores católicos no Menino Deus e isso está expresso ao final do ano, quando no dia 25 de dezembro se celebra o Círio do Menino Deus. No entanto, como a festividade ainda está longe, para conferir esse fervor religioso, a cidade ostenta a enorme estátua do padroeiro, às margens da BR-316, para abençoar os visitantes que chegam, na Praça da Matriz, onde também está localizada a Paróquia do Menino Deus.
A praça também é conhecida como Antônio Perdigão Bastos e abriga bares, restaurantes, lanchonetes e vendedores ambulantes de artigos variados. É o grande ponto de encontro do município, tendo ainda academia ao ar livre, bancos e uma vegetação preservada em toda a sua extensão.
O município compõe a Rota Turística Belém-Bragança, criada pelo Governo do Estado, e conta com o maior patrimônio preservado da história da antiga Estrada de Ferro de Belém-Bragança. Por lá é possível observar a antiga Caixa D’água do trem, toda restaurada, algumas casas originais da antiga Vila dos Trabalhadores, a oficina e o galpão do trem, prédio onde está situada a Sede da Emater.
Em Marituba o que não falta é opção de balneário para aproveitar o verão amazônico, ainda mais nesse calor da época. Um deles é o Paraíso das Pedras, que tem piscinas de águas naturais, estacionamento gratuito, além de serviço de bar com bebidas e refeições, além de toboágua e parque aquático infantil que é sinônimo de diversão garantida para as crianças. Para os adultos, a programação do fim de semana é sempre bastante diversificada com atrações como a aparelhagem Carabao, disputadíssima nos últimos tempos.
Outra opção para visitar na cidade é o Balneário Floresta Park, que fica no final da Rua da Assembleia, no bairro Campina Verde. No local, o público vai encontrar opções de lazer e ambiente familiar, em meio a uma paisagem natural de tirar o fôlego. O Floresta é diversão garantida e conta com uma boa infraestrutura de restaurantes que servem ótimos pratos regionais.
O espaço existe há oito anos e está preparado para receber os veranistas, tendo conceito familiar com piscina natural adulto e piscina infantil e DJ da casa. É um lugar para tomar uma cervejinha, almoçar ou apenas comer petisco. O cardápio tem chapa e caldeirada, além de maniçoba, bacalhau, camarão e caranguejo society. Vale lembrar que não é permitida a entrada de bebidas e alimentos que não sejam os comercializados por lá.
O Floresta tem ainda quiosques, espreguiçadeiras, áreas de sombra arborizadas, espaço para atar rede e cascata artificial nas piscinas naturais.
Marituba é assim, daqueles lugares simples e acolhedores que conquistam com aquele ar de cidade do interior, com o diferencial de ser bem próximo de Belém.
MARITUBA
O QUE FAZER
FLORESTA PARK
O balneário Floresta Park oferece opções de lazer e ambiente familiar, em meio a paisagem natural. O espaço existe há oito anos, no bairro da Campina Verde e tem acesso pela rua do Uriboca Velho, após o supermercado Mix Atacarejo, via BR-316. O funcionamento é de 8h às 18h.
RESERVA PARK
Localizado na Estrada da Pirelli, 2032, no bairro de Decouville. em frente ao conjunto Beija-Flor, tem piscinas naturais, inclusive para crianças. O espaço funciona aos sábados, domingos e feriados, de 9h às 17h.