Na estrada com o Diário

Igarapé-Açu: do Lago Azul ao Pau Cheiroso, um paraíso no nordeste paraense

Que tal um banho nas águas cristalinas do Lago Azul, balneário que encanta turistas de todos os cantos que chegam ao município de Igarapé-Açu,
Que tal um banho nas águas cristalinas do Lago Azul, balneário que encanta turistas de todos os cantos que chegam ao município de Igarapé-Açu,

Luiz Octávio Lucas

Que tal um banho nas águas cristalinas do Lago Azul, balneário que encanta turistas de todos os cantos que chegam ao município de Igarapé-Açu, com quase 40 mil habitantes, e que está localizado no nordeste paraense e distante 125 km da capital Belém, em torno de 2 horas de carro. A dica de viagem também é do internacionalista Rodrigo Lopes, estudante de Gestão de Turismo e autor do blog Amazonida Pelo Mundo (@amazonidapelomundo).

Segundo o viajante, entre as principais atrações turísticas de Igarapé-Açu, sem dúvidas a mais conhecida é o Lago Azul, embora esse paraíso amazônico não seja tão conhecido mesmo entre os turistas paraenses. “O lago de coloração azulada está distante 13 km (30 minutos) do centro do município, é acessível por estradas que ainda não estão pavimentadas, embora sejam trafegáveis. Chegando em Igarapé-Açu, as placas sinalizam o acesso ao balneário”, ensina.

Depois de encontrado o balneário, você pode estacionar o carro em um espaço privativo anexado à propriedade em que é cobrada uma taxa de R$5 por pessoa. “O balneário não dispõe de uma estrutura turística de alto nível, mas só o contato com um pedaço da natureza tão lindo como o Lago Azul vale muito a pena a visita”, garante.

Recomenda-se a visita a qualquer lugar de rio ou praia na Amazônia quando se inicia o “verão amazônico”, que compreende o fim de junho até o fim de novembro. “Depois desse período se inicia o inverno amazônico com a intensificação das chuvas na região, e no caso específico do Lago Azul, a coloração perde um pouco o destaque que faz ela ser famosa. O Lago Azul em julho e finais de semana naturalmente costuma receber mais visitantes, e, por isso, o ideal para garantir as melhores fotos e coloração da água impecável é deixar a visita para os dias do meio da semana”, sugere.

Pau-Cheiroso é um dos locais mais visitados da cidade. Foto: Ag. Pará

No centro da cidade, destaque para o novo Balneário “Pau Cheiroso” – Complexo Esportivo Pedro Carlos Henrique e o Novo Terminal Rodoviário Riba Riachão, que foram entregues este mês pelo Governo do Estado.

 

CURIOSIDADES

  • Quando construíram a Estrada de Ferro Bragança em terras do atual Município de Igarapé-Açu já existiam habitantes nas margens dos rios Jambú-assú, Maracanã, Peixe-Boi e seus afluentes, havendo uma colônia espanhola entre os rios Jambú-assú e Caripi.
  • O povoamento inicial organizado foi realizado com a fundação do Núcleo Agrícola Jambú-assú em 1896.

 

COMO CHEGAR 

Por cerca de R$25 se compra uma passagem de ônibus interurbano partindo do Terminal Rodoviário de Belém para o município de Igarapé-Açu. (via BR–316 e PA–127).

É recomendado o uso de carro particular para conhecer a cidade.

 

ONDE FICAR

Hotel Salles

Telefone: 91-3441-2000

 

Hotel Vó Zita

Telefone: 91-98626-8304