Luiz Octávio Lucas
Nossa viagem começa pelo município de São Geraldo do Araguaia, distante 711 km de Belém, local onde se encontra o Parque Estadual da Serra dos Martírios/Andorinhas (Pesam), uma Unidade de Conservação de Proteção Integral, na região Sudeste do Pará.
O Pesam fica em uma região montanhosa, zona de transição entre os biomas Floresta Amazônica e Cerrado. O parque reserva aos visitantes uma diversidade de ecossistemas, biodiversidade, belezas cênicas, cachoeiras, sítios arqueológicos, cavernas, grutas, registros rupestres, trilhas e mirante para contemplação do próprio Pesam e vista do rio Araguaia.
Os turistas podem fazer passeios por trilhas a pé, bem como pelo rio Araguaia. Para esta segunda opção, se recomenda uma embarcação adaptada e piloto experiente para percorrer o rio, pois existem pontos bastante pedregosos.
O passeio pelo rio dura entre duas e três horas e passa por pontos importantes do parque, como o “Morro do Passat”, além de dar acesso a diversas cavernas com sítios arqueológicos.
No Pesam, o turista vai encontrar trilhas de nível intermediário ou difícil, em virtude do relevo acidentado em toda formação geológica do parque. Nas trilhas mais acessíveis, a extensão varia entre 4 Km e 6 Km de subida, sendo que algumas culminam em afluentes do Rio Araguaia como a “Cachoeira da Quarta Queda” ou em outros pontos de contemplação da natureza, como a região na Casa de Pedra, local de devoção de antigos moradores que, anualmente, realizam o Festejo do Divino Espírito Santo.
A manifestação religiosa, cultural e tradicional é realizada entre os meses de abril ou maio, oportunidade em que se visita o “Santuário da Casa de Pedra”.
No parque também se monitora o Gavião-Real (Harpia harpyja), espécie ameaçada de extinção no Brasil e considerada entre as maiores aves de rapina da América do Sul.
Vale lembrar também o contexto histórico, já que a área onde fica o Pesam era considerada a “base” da Guerrilha do Araguaia, movimento armado de ideologia comunista/socialista, que existiu entre o final da década de 1960 e meados da década de 1970, no século passado, durante o período do Regime Militar no Brasil. (Com informações do Ideflor-Bio)
VOCÊ SABIA?
O Parque Estadual da Serra dos Martítrios-Andorinhas (PESAM) e a APA Araguaia possuem um rico Patrimônio Espeleológico, representado por mais de 475 cavernas, com destaque para a Caverna Serra das Andorinhas, considerada de relevância muito alta, pois representa a maior de todas com 1.100 metros de desenvolvimento.
A Caverna Serra das Andorinhas foi reconhecida internacionalmente como Sítio de Importância para Conservação dos Morcegos (SICOM) pela Rede Latinoamericana e do Caribe para Conservação desses animais.
Tal reconhecimento só foi possível graças aos estudos realizados nesta caverna por meio do projeto CaveGIS, realizado pelo curso de geografia da Unifesspa, coordenado pelo biólogo Maricélio Medeiros Guimarães, que também já trabalhou no Ideflor-Bio.
História
Fundada em 1952 por garimpeiros e exploradores de bertholletia excelsa e bauxita oriundos da margem direita do rio Araguaia onde fica a cidade Xambioá. Inicialmente o vilarejo se formou na desembocadura do rio que leva o nome da cidade de Xambioá no diminutivo, como assim foi chamada a nova cidade de Xambioazinho.
Posteriormente veio a ser chamada de São Geraldo em homenagem ao filho do dono das terras da região que se chamava Geraldo; o mesmo doou a área com esse propósito.
A localidade foi um dos teatros da Guerrilha do Araguaia, o maior conflito militar em território brasileiro no século 20.
ONDE FICAR
- Nosso Hotel
Endereço: Av. Castelo Branco, 1588
Telefone: (94) 3331-1636
- Hotel Araguaia
Endereço: R. José Bonifácio
Telefone: (63) 99263-1441
- Solar Do Barroso
Endereço: Av. Brasil, 212
Telefone: (63) 98406-1012
COMO CHEGAR
São Geraldo do Araguaia
O município é cortado pelas rodovias BR-153 e PA-477, que dá acesso tanto ao estado do Tocantins, quanto aos municípios limítrofes no estado do Pará.