Na estrada com o Diário

Conheça Marabá, a princesa do Rio Tocantins 

Marabá  Foto: Marco Santos/Agência Pará
Marabá Foto: Marco Santos/Agência Pará

Luiz Octávio Lucas

Não é só no Nordeste do Pará que os visitantes encontram locais turísticos para visitar dentro do Estado. No Sudeste paraense, Marabá bomba nessa época com atrações musicais nacionais e os encantos da cidade que tem na orla um ponto de encontro, além da peculiar praia do Tucunaré.

Se você está pensando em visitar Marabá agora em julho, se adiante, porque entre os dias 5 e 9 do mês das férias escolares, a cidade promete ferver com a 35a edição da Expoama, a maior festa agropecuária da região. O evento tem como atrações confirmadas Bruno e Marrone, Clayton Queiroz, Iguinho e Lulinha, Kadu Martins e Rick e Rangel. O evento é realizado no Parque de Exposições da cidade, na Rodovia Transamazônica, e abre o verão local para a alegria dos moradores e dos visitantes.

Além dos shows, o evento terá ainda vaquejada, cavalgada, exposição de carros antigos e encontro de sons automotivos, ou seja, Marabá é para quem está atrás de agito nas férias. A movimentação inicia já no dia 1º de julho, com a tradicional Cavalgada, que será realizada no início da manhã, com saída da cidade Nova até o Parque de Exposições.

Mas nem só de boa música vive Marabá. Banhada pelo Rio Tocantins, uma das principais atrações do município é a famosa Praia do Tucunaré. Considerado uma das melhores opções durante o verão paraense, o balneário é o ponto turístico mais visitado da cidade, especialmente em julho.

A Praia do Tucunaré surge da vazante do rio Tocantins, logo após o período das chuvas, e se estende por cerca de 5 km², com areia fina e muita natureza. O balneário fica em frente ao núcleo da Marabá Pioneira.

A ilha de areia começa a surgir já a partir de abril, mas tem seu ápice agora, com o calor do mês das férias escolares, sendo, portanto, bastante procurada.

Na faixa de areia, os banhistas praticam esportes, fazem camping, pesca esportiva, além de diversas atrações promovidas pelo poder público.

A infraestrutura também é diferenciada, com uma grande quantidade de barracas que oferecem pratos populares da região, como a carne de sol e o tucunaré frito.

Bote na sua agenda, também, uma visita à Praia do Geladinho. O balneário fica localizado no bairro São Félix e também aparece no verão com a baixa no nível do Rio Tocantins. A beleza natural contrasta com vista da ponte rodoferroviária sobre o Rio Tocantins, construída pela Vale, para escoar o minério extraído da Serra dos Carajás.

Na área do turismo religioso, Marabá tem a Igreja de São Félix de Valois. O templo é o primeiro construído na cidade, fruto do pagamento de uma promessa feita por Francisco Acácio à Virgem de Nazaré, na década de 1920. É o primeiro patrimônio histórico do município, tombado desde abril de 1993. Localiza-se na Praça São Félix, na Marabá Pioneira.

 

COMO IR 

A partir de Belém, pela PA-150, segue as cidades de Moju, Tailândia, Goianésia, Jacundá, Nova Ipixuna e Marabá. Estrada pavimentada. Distância de aproximadamente 580 Km.

De ônibus, a partir do Terminal Rodoviário de Belém, via empresas Boa Esperança, Real Maia e Porto Rico. São vários horários com valores que variam de R$ 140 a R$ 200. A viagem dura de 8h a 10h.

 

ONDE FICAR 

Amazônia Palace Hotel

Endereço: BR-230, Km 4,5 – Nova Marabá

Telefone: (94) 99287-3118

 

Augusto Palace Hotel

Endereço: Av. Transamazônica, 2500 – Cidade Nova

Telefone: (94) 3324-3085

 

Hotel São Bento

Endereço: Folha 31, quadra 01, lote E-09 lt 09 e10, R. Nova

Telefone: (94) 98129-9901