Na estrada com o Diário

Castanhal, da Maria Fumaça ao Cristo Redentor 

Outra cidade bem próxima de Belém que dá para fazer um bate-volta com diversão garantida nessas férias que se aproximam é Castanhal. Foto: Marcelo Seabra/Agência Pará
Outra cidade bem próxima de Belém que dá para fazer um bate-volta com diversão garantida nessas férias que se aproximam é Castanhal. Foto: Marcelo Seabra/Agência Pará

Luiz Octávio Lucas

Outra cidade bem próxima de Belém que dá para fazer um bate-volta com diversão garantida nessas férias que se aproximam é Castanhal. Distante apenas 68 km da capital paraense e cortada pela rodovia BR-316, a ‘Cidade Modelo’, como é conhecida, tem muito a oferecer para quem se dispõe a visitá-la.

Logo de cara, o turista se depara com o maior símbolo do município, o Cristo Redentor, que dá boas-vindas a todos desde 1982. O monumento é uma réplica do encontrado no Rio de Janeiro e conta com Centro de Atendimento ao Turista, exposições e visitação. Ainda na área do turismo religioso, Castanhal tem a imponente Catedral Santa Maria Mãe de Deus, com o segundo maior mosaico do Centro Aletti na América Latina.

Na Praça do Estrela outro ícone que é a cara da cidade, a Maria Fumaça, uma locomotiva que representa a antiga estrada de ferro Belém-Bragança, que cortava Castanhal. No distrito de Apeú, o visitante tem acesso à Estação Gourmet, que traz características da antiga estação de trem. O espaço gastronômico tem o objetivo de fomentar o turismo local com venda de artesanato e comidas regionais. A Estação Gourmet está situada na Avenida Barão do Rio Branco e atualmente é a ‘menina dos olhos’ do turismo local.

Ainda no Apeú, o  visitante pode conhecer o Santuário de Nossa Senhora de Nazaré, local sede de uma das romarias mais populares do Pará e conferir a história da imagem que chorava sangue e deu origem à construção do templo. Um relato de fé imperdível para os cristãos.

E pensa que parou por aqui? Não esqueça de levar sua roupa de banho porque o que não falta é igarapé de água cristalina e gelada para aproveitar neste distrito. Por falar em balneários, outro bom para se conhecer em Castanhal é o do Hirley. Conhecido como Balneário do Hirley e Piscicultura Estrela Dalva, ele funciona todos os dias, das 7h às 17h,

cobra entrada de R$ 10 (adulto) e R$ 5 (criança de 5 a 10 anos e idosos) e conta com um bosque, piscinas naturais, chalés de hospedagem e lago para pesca, com pesque-pague e restaurante.

No Sítio Odnumiar, o turista também tem a sua disposição uma piscina de água cristalina e corrente, natural, rodeada por árvores, gramado, mesas e sombreiros. O balneário fica no Bairro Cenóbio, distante somente 8 km do centro de Castanhal, no sentido Santa Izabel do Pará.

Outra opção bacana para se fazer no município é visitar o Club Náutico Castanhal, no km 7 da Vila Macapazinho. O local fica aberto às sextas, sábados e domingos, das 10h às 18h, tem lago com redes ao melhor estilo Jericoacoara, restaurante na beira do lago, com deck e até passeio com jet-sky.

Para finalizar, às margens da BR-316, Castanhal oferece uma ampla infraestrutura de restaurantes, supermercados e hotéis que garantem toda a comodidade para quem quer fazer um bate-volta por lá.

 

CASTANHAL

ONDE FICAR

 

Quinta das Alamandas

Endereço: Rod. BR316, Km 58 – S/N – Titanlândia

Telefone: (91) 99608-5260

 

Hotel Castanhal

Endereço: Tv. Irmã Adelaíde, 574 – Centro

Telefone: (91) 98564-7081

 

Accord Hotel

Endereço: Tv. Benjamin Constant, 704 – Caiçara

Telefone: (91) 3721-6521