Na estrada com o Diário

Breves, a ‘Capital das Ilhas’

Para o ano de 2023, o Estado do Pará espera receber 1,044 milhão de turistas, sendo 990 mil brasileiros e 54 mil estrangeiros. Foto: Marcelo Seabra/Ag. Pará
Para o ano de 2023, o Estado do Pará espera receber 1,044 milhão de turistas, sendo 990 mil brasileiros e 54 mil estrangeiros. Foto: Marcelo Seabra/Ag. Pará

Luiz Octávio Lucas

As belezas da Ilha do Marajó se tornaram objeto de desejo dos turistas não é de hoje. Cenário inclusive de novelas da TV Globo e programas como o reality No Limite, quem não gostaria de aproveitar uns dias de relax em meio às praias e rios do maior arquipélago fluvial do mundo?

Pois bem! Além das badaladas Soure e Salvaterra, cidades com turismo mais desenvolvido, o Marajó reserva outros lugares interessantes para se conhecer, um deles é Breves. Distante 265 km da capital Belém, a cidade fica localizada na região dos Furos de Breves e oferece como atrativos um enorme patrimônio cultural, hidrográfico, vegetal e histórico-cultural.

Para facilitar o acesso, Breves tem o Aeroporto Akim Diniz, considerado o principal terminal aéreo da região. A pista de 1600 metros de comprimento por 30 metros de largura é suficiente para que os passageiros da Azul Linhas Aéreas, que faz voos para lá, desembarquem em segurança.

A companhia tem viagens para o município às segundas, quartas,  quintas e sextas-feiras, no horário de 12h30. Em uma hora de viagem, com preço médio de R$ 492 o trecho, o turista vai encontrar no mês de julho um roteiro religioso, entre os dias 15 e 30, promovido pela Paróquia de Breves. É a Festividade de Sant’Anna, padroeira da cidade. Nessa época, tem procissão e arraial com a Barraca da Santa, parque de diversões na orla da cidade e programação cultural.

No quesito lazer, uma boa pedida é também visitar o Marajó Park Club, o primeiro parque aquático da região com toboáguas, piscinas, brinquedos, quadras poliesportivas, restaurantes e bares. A infraestrutura garante todo conforto ao visitante que for ao local, distante apenas 3 km do centro da cidade, na estrada Breves-Anajás.

O Balneário Sítio do Bira, distante 5 km do centro do município, na estrada vicinal Breves-Arapijó, é outra boa pedida, às margens do igarapé Arapijó, com estacionamento, banheiros, restaurantes e quiosques.

As belezas da Ilha do Marajó se tornaram objeto de desejo dos turistas não é de hoje. Foto: Marcelo Seabra/Ag. Pará

Outro balneário bastante frequentado pelos moradores locais e que, com certeza, deve agradar os turistas, é o Mamanjó. O espaço de lazer está distante cerca de 8 km do centro da cidade, na estrada vicinal Breves-Mamanjó, e fica às proximidades do Igarapé Mamanjó, com infraestrutura semelhante à encontrada no Sítio Bira.

E você sabe, todo município do interior que se preze tem aquela pracinha onde moradores e visitantes se encontram. Por isso, Breves tem logo três desses lugares que valem a pena serem visitados. O primeiro deles é a Praça do Operário, na Avenida Presidente Vargas, sendo considerado o mais popular espaço de lazer a céu aberto da cidade, com quiosques e lanchonetes de comidas regionais.

Na Praça Ceu, na Travessa Justo Chermont, o visitante verá um espaço voltado para práticas esportivas, culturais e de lazer. Por último, não deixe de visitar a Praça Frei Dolsé, na Avenida Rio Branco. O lugar é indicado para famílias e crianças, conta com quiosques que vendem comidas regionais, além de sorveterias. Uma ótima pedida para passar o entardecer.

 

ONDE FICAR 

Hotel Paraíso Bom Jesus Breves

Endereço: Av. Rio Branco, 305

Telefone: (91) 3783-2005

 

Hotel Palace

Categoria: 3 estrelas

Endereço: Av. Rio Branco, 731 – Centro

Telefone: (91) 3783-1862

 

Hotel Avenida

Endereço: Av. Rio Branco, 235 – Centro

Telefone: (91) 99356-7737

 

VOOS

Belém/Breves

Azul Linhas Aéreas

IDA

12:30/13:30

Duração: 1 h

Sem escalas

 

VOLTA

13:55/15:00

Duração: 1 h 5 min

Sem escalas