Na busca por lugares para viajar em julho, mês das férias escolares, nem todo mundo opta por sol, praia e cerveja gelada. Se você é da turma que adora curtir um frio, Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, é uma ótima opção para visitar e aproveitar tudo o que a capital gaúcha tem de bom. E uma das coisas boas é a proximidade com as desejadas Gramado e Canela, que dispensam apresentações e já foram tema deste Diário de Bordo em edições anteriores.
Pois bem, Porto Alegre vale muito a pena ser visitada por alguns dias, se você estiver se programando para Gramado e Canela. A capital gaúcha tem uma gastronomia de tirar o chapéu com o legítimo churrasco feito na cidade em uma gama de restaurantes especializados, para todos os bolsos.
Os parques da cidade também são atrações que chamam a atenção por seus tamanhos e beleza. O mais visitado é o Parque Farroupilha, também conhecido como Parque Redenção. Com feirinha de fim de semana, atrações culturais, gramado para piqueniques, pistas e inúmeras árvores, o espaço é ponto de encontro dos gaúchos, que fazem questão de levar o chimarrão para degustar durante o passeio.
Os estádios do Grêmio e do Internacional têm visitas guiadas. O Beira-Rio, por sinal, fica às margens do Lago Guaíba, e tem uma história que enche de orgulho os colorados e deleita os visitantes com tanta informação e beleza. A visita dá direito a ir ao gramado, sala de imprensa, sala de troféus, memorial e lojinha. Uma curiosidade é que a estrutura da cobertura foi inspirada em cobras najas. A Arena do Grêmio também oferece o passeio guiado, mas tem como inconveniente o fato de ficar mais distante do centro da cidade.
Por falar em centro histórico, é lá que se localiza o Mercado Público, que vende o legítimo chimarrão, além de outros itens da cultura gaúcha. Uma boa dica é escolher um dos restaurantes que vendem o à ‘la minuta’, que nada mais é do que o famoso prato feito que conhecemos. É no espaço também que está o restaurante mais antigo do país, o Gambrinus, que data de 1889 e preserva suas origens tendo a gastronomia regional brasileira com influência portuguesa.
O Mercado Público também é ponto de partida do ônibus double deck de turismo que percorre os principais pontos turísticos da cidade e que apresenta aos visitantes tudo de bom que Porto Alegre tem. Tomara que a realização da COP 30 em Belém incentive a implantação de um ônibus nos mesmos moldes por aqui.
A Casa de Cultura Mario Quintana, que antes era um antigo hotel, abriga livraria, biblioteca, bar de tapas, sala de cinema e ainda uma bela vista para o Guaíba. Outra curiosidade é que lá se encontram alguns pertences e móveis no quarto que foi do poeta Mario Quintana, gaúcho de Alegrete.
Para quem não abre mão de bater perna em shopping, o Praia de Belas, bem próximo ao Beira-Rio, é um dos mais estruturados da cidade, com lojas de grife, grandes redes e todo conforto para atender o público. Curtir o friozinho de Porto Alegre e conhecer todos esses lugares é uma experiência prazerosa. É tudo de bom!
Fale com o colunista: [email protected] / @luizoctav