Luiz Octávio Lucas
O Na Estrada segue viagem até Baião, distante 265 km de Belém pela PA-151, via Alça Viária. A viagem dura em média 4h30 e conta com uma pequena travessia de balsa na comunidade de Meruú, com duração de cerca de 10 minutos. O deslocamento vale a pena, afinal, o município vive neste período de julho o Festival de Verão, que leva grupos musicais locais e de outras cidades para a praça João Cancio, garantindo o agito das férias escolares.
Baião é daqueles municípios onde o que não falta é atração para se conhecer. Portanto, o ideal é traçar um roteiro, de acordo com os dias que você pretende ficar na cidade e aproveitar lugares como o Igarapé da Encanação, na Avenida Antonio Baião, na entrada do município.
De maio até janeiro, surge em frente a Baião a Praia do Mapará, no Rio Tocantins. A água escura e tranquila com faixa de areia alaranjada torna o visual paradisíaco. Para chegar até ela, basta pegar um barco nos portos da cidade e fazer a travessia que custa alguns reais e dura apenas cinco minutos.
Na sede de Baião, você com certeza vai se encantar com a bela Praça da Luz, que conta com uma vista incrível para o Rio Tocantins. O logradouro público é uma excelente opção para passeios em família e apreciar o pôr do sol.
No coração da cidade está localizada a Igreja de Santo Antônio. A igreja do padroeiro da cidade foi construída em 1922 e tem estrutura imponente, sendo avistada por quem chega de barco ou de carro. Para melhor conforto dos visitantes, o templo é climatizado.
Para conhecer e história de Baião, faça uma visita à Casa da Cultura. O prédio histórico já sediou o poder público municipal e atualmente é sede da Guarda Municipal e da Secretaria de Defesa Social. A Casa fica localizada entre as Praças Castilho França e Da Luz.
Na Praça de Alimentação Castilho França, que fica entre as praças da Matriz e da Luz, o visitante tem à disposição várias lanchonetes em um ambiente com várias árvores e onde se pode apreciar a rampa do porto e o Rio Tocantins.
Na Praça João Cancio, o turista também observa o rio, além de um monumento que representa a fundação do povoado em 1694, pelo português Antonio Baião. O logradouro serve para eventos públicos, como shows e festejos populares.
No Porto Municipal Francisco Ramos, o visitante conta com a escadaria chamada popularmente de ‘Pau da Gaivota’, um lugar bem arborizado e de fácil acesso, pela praça Santo Antonio, na Avenida Getúlio Vargas, na sede do município.
OUTROS PONTOS TURÍSTICOS DE BAIÃO
Igarapé dos Calados
Localizado na comunidade de Calados, na margem direita do Tocantins, a comunidade se orgulha do belíssimo igarapé que a corta. Desaguando no rio, é um point ideal para curtição e ao mesmo tempo tem um clima bastante familiar. O acesso se dá através da estrada do Maracanã, distante 30 minutos da sede do município.
Igarapé de Santo Antônio
Mais um belíssimo igarapé que conta com bares e águas transparentes. O acesso é feito pela estrada do Maracanã, distante cerca de 15 minutos da sede do município.
Igarapé do Tambaí-Açu – Novo Tesouro
Localizado na comunidade de mesmo nome, este igarapé é uma excelente opção de lazer, além do fácil acesso. Você pode chegar até ele pela estrada do Caju, distante aproximadamente 20 minutos da sede do município.
Porto do Limão
O local serve muito mais para lazer do que propriamente de porto. Nele você encontra restaurantes, bares e uma bela paisagem para o rio. O acesso se dá pela Avenida Getúlio Vargas, bairro do Limão, na sede do município.
Vila de Umarizal
Localizada na margem esquerda do Rio Tocantins, a vila de Umarizal é um distrito Quilombola com aproximadamente 1300 habitantes. Umarizal é um local tranquilo e com um povo hospitaleiro. Sua principal atração é o samba de Cacete, que já foi diversas vezes destaque nacional. A maioria da população é descente de quilombos, daí se explica parte da sua rica cultura. O acesso é feito de barco, distante aproximadamente 2h da sede do município.
Vila de São Joaquim do Ituquara
Considerado o maior distrito do município, tem quase 4 mil habitantes. Fica localizada na margem direita do Rio Tocantins, possui belas praias e é famosa por ter um dos melhores carnavais da região. O acesso até ela é feito pela PA-151, distante cerca de 40 km da sede do município. Você tem a opção de chegar pelos barcos que fazem a linha para Tucuruí.
(Fonte: Prefeitura de Baião)