Luiz Octávio Lucas
No sudoeste do Pará, Altamira é daqueles roteiros onde o visitante vai ter experiências incríveis. Para começar, o município é considerado o maior do Brasil e o terceiro maior do planeta em extensão territorial.
Com uma população estimada em 117 mil habitantes pelo IBGE, são nada menos que 159 mil km2 de território onde tudo é grandioso, a começar pelo carro-chefe da economia da região, a Usina Hidrelétrica de Belo Monte, a maior 100% brasileira e que atraiu para a cidade gente de todas as partes do país em busca de emprego e renda.
Altamira é considerada a ‘Capital da Transamazônica’ e tem como trunfo para encantar os turistas o maravilhoso Rio Xingu, já que está localizada às margens dessas águas de azul ardósia com uma rica fauna e flora, com mais de 90% de suas florestas preservadas, apesar da intervenção urbana capitaneada pelo empreendimento gerador de energia elétrica. Destaque para o pôr do sol na cidade, um espetáculo encantador, de tirar o fôlego e guardar na memória.
O município tem belas praias de água doce, formadas nas ilhas que pipocam por todo o Xingu, além de trilhas entre a mata, corredeiras e cavernas. E sabe aquele ditado que diz: ‘tá nervoso? Vai pescar!’, em Altamira você tem à disposição nada menos que 1.979 km de extensão do Rio Xingu para se aventurar na pesca esportiva, um dos fortes da região.
Na gastronomia, se prepare para aproveitar os peixes da região nas inúmeras peixarias que existem por lá. Pacu de Seringa, Tucunaré e Tambaqui são parte de um cardápio de dar água na boca, nas mais inúmeras formas de preparo.
Na Casa de Memória Transxingu – Museu Audiovisual, na Avenida João Pessoa, 978, o turista vai conhecer a história da colonização ao longo da Rodovia Transamazônica, a BR-230, desde sua abertura até a instalação de Belo Monte.
O espaço cultural foi inaugurado em 2017 e serve para promover o encontro, difusão, reflexão e afirmação do patrimônio cultural da região. O espaço foi construído onde antes funcionava uma olaria, e tem museu, auditório/teatro, área coberta dos fornos, sala multiuso e terreiro para atividades ao ar livre.
Na Casa do Artesanato, também na Avenida João Pessoa, na Orla do Cais, o visitante encontra souvenirs, biojóias, acessórios e toda sorte de lembranças da cidade, com destaque para a arte dos povos indígenas locais.
Mas, o que o turista quer mesmo visitar em Altamira é a Usina Hidrelétrica de Belo Monte. O empreendimento, na verdade, está instalado na vizinha cidade de Vitória do Xingu, e tem um programa de visitas guiadas, mantido pela Norte Energia, onde durante quatro horas se conhece a fora do Rio Xingu usada para gerar energia e abastecer milhões de lares em todo o Brasil.
A visita é gratuita e envolve vistas panorâmicas das estruturas principais do complexo hidrelétrico. A única restrição é que, para manter a segurança, as visitas são permitidas somente para pessoas a partir dos 10 anos de idade.
O passeio vai contar toda a história da hidrelétrica que ficou pronta em 2019 e virou peça fundamental para a economia paraense. Os visitantes vão conhecer ainda as ações socioambientais desenvolvidas pelo empreendimento para compensar e minimizar os impactos da sua instalação na imensa floresta.
Outro lugar interessante para se conhecer é o Curumim Artesanato, na Rua Coronel José Porfírio, 1423. O espaço oferece ao público pinturas corporais com técnicas e temáticas indígenas, além de exposição e venda de objetos dos povos indígenas, como os Xikrin e Kararaô.
Fazer um tour pelo Rio Xingu é uma experiência que marca a vida de qualquer pessoa. Tenha em mente que você estará no coração da floresta amazônica, com toda sua beleza e riqueza.
Na Orla do Cais, saem lanchas para fazer a navegação e contemplar toda essa imensidão de fauna e flora, passando por lugares como a Praia do Massanori e Praia do Cajueiro, localizadas em ilhas e onde dá para acampar, tomar banho refrescante, pescar e se divertir, sem contar com o espetáculo do pôr do sol, uma das maravilhas da região.
ONDE FICAR
Amazon Xingu Hotel
Endereço: Av. Djalma Dutra, 2081 – Centro
Telefone: (93) 99147-6499
Xingu Praia Hotel
Endereço: R. Cel. José Porfírio, 3001 – Esplanada do Xingu
Telefone: (93) 99117-1908
Augustu’s Hotel
Endereço: Av. João Rodrigues, 555 – Esplanada do Xingu
Telefone: (93) 3515-4505
DEZ MOTIVOS PARA CONHECER ALTAMIRA
1 – Conheça a Princesinha do Xingu
Com rica fauna e flora, a cidade é banhada pela imensidão do Rio Xingu e tem como forte a pesca esportiva, além de praias fluviais de visual belo e tranquilo.
2 – Orla de Altamira
Imagine estar no maior município do Brasil e ter acesso a uma orla onde se pode admirar o pôr do sol do Rio Xingu? Sim, isso só é possível em Altamira, onde você ainda vai poder caminhar no calçadão e praticar outras atividades físicas e esportivas.
3 – Praias de água doce
Mais uma vez o Rio Xingu, com suas águas de azul ardósia, cristalinas e cheias de peixes ornamentais, oferece ao turista inúmeras praias, formadas em ilhas por toda sua extensão.
4 – Aventura na Amazônia
Altamira está no coração da floresta amazônica e oferece ao visitante uma experiência imersiva completa de Amazônia, desde sua fauna e flora preservadas, até o acesso ao megaempreendimento que é a Usina Hidrelétrica de Belo Monte.
5 – Biodiversidade
Com várias comunidades indígenas e áreas de preservação, o visitante tem tudo para se encantar com os animais da floresta, como a onça-pintada, cobras, papagaios e araras-azuis. Diversidade aqui é o que não falta!
6 – Culinária altamirense
Dos peixes do Rio Xingu, como o tucunaré, pacu de seringa, transformados em deliciosas caldeiradas, ao churrasco tradicional e sucos de frutas da região, como cupuaçu, castanha do Pará e açaí, tudo aqui é muito gostoso.
7 – Praças
A cidade é dotada de praças com calçadão, quadras poliesportivas, quiosques, espaço infantil e equipamentos de ginástica para aproximar visitantes e moradores locais em momentos de lazer e descanso.
8 – Hidrelétrica de Belo Monte
Conhecer a maior hidrelétrica 100% brasileira e que gera energia para milhões de brasileiros em todos os cantos do país, convenhamos, é um privilégio e passa longe daqueles passeios batidos por shoppings e afins. Imperdível!
9 – Rio Xingu
Pode parecer repetitivo, mas o Xingu é daqueles lugares que quando a gente visita não cansa de falar e apreciar a beleza. Imagine conhecer ao menos um pedaço desse pedaço da Amazônia com 1.979 km de extensão e ainda parar nas praias?
10 – Infraestrutura
Com aeroporto com voos domésticos diários, a cidade tem hoje uma boa infraestrutura com bares, restaurantes, hotéis e espaços de lazer como cinema. Tudo para oferecer o maior conforto aos que chegam na Princesinha do Xingu.