Luiz Octávio Lucas
Se você gostou de Barcarena, que tal então dar um pulo na cidade vizinha Abaetetuba? O município paraense faz parte da microrregião de Cametá, que por sua vez, integra a Mesorregião Nordeste do Estado.
Distante somente duas horas de Belém, Abaeté, como é carinhosamente chamada, pode ser acessada de carro pela Alça Viária, ou de barco, pelo Porto do Arapari, para depois pegar um ônibus, nos mesmos moldes da viagem para Barcarena, inclusive com a opção de balsa.
Conhecida também como a Terra da Cachaça e do Miriti, Abaeté é a cidade-polo da Região do Baixo Tocantins e a 7a mais populosa do Estado. A cidade é cheia de atrativos turísticos! Trata-se de um povo festivo e alegre, a começar pelo carnaval incrível que a cidade promove. Tem também o Miriti Fest, afinal o artesanato de miriti é marca da cidade, e tem até o Memorial do Miriti, onde o visitante pode brincar com o brinquedo de miriti e conhecer melhor sobre essa arte.
Uma das características de Abaetetuba é o grande volume de bicicletas que circulam nas ruas, sendo o principal veículo de transporte da cidade. A outra característica é que, por lá, há mais de 200 anos, se fabrica uma das melhores cachaças artesanais da Amazônia, com sabores únicos.
Quem vai à região pode visitar a Fábrica da Cachaça Indiazinha, onde é possível conhecer todo o processo de fabricação e ainda fazer a degustação da bebida e a visitação ao Museu da Cachaça.
Para quem não que voltar para casa sem garantir uma lembrança, a Indiazinha ainda tem uma loja da fábrica com produtos exclusivos, bem como kits e embalagens para presente, souvenirs e produtos regionais selecionados. A cachaça feita na fábrica, por sinal, está entre as 50 melhores produzidas no Brasil, obtendo o quinto lugar no ranking da Cúpula da Cachaça em 2022.
Além da cachaça, o turista ainda pode conhecer a segunda maior trilha do Pará, no Sítio Paramajo, é a Trilha das Gigantes, com florestas de várzea e terra firme, onde se vivencia experiências incríveis. O nome tem origem nas enormes árvores que existem no local, em especial as samaumeiras. É passeio para se conectar com a natureza e esquecer dos problemas.
Para quem não abre mão de um peixinho frito na praia, ao sabor do vento e com sol à pino, Abaeté tem a praia fluvial do distrito Vila de Beja, localizada às margens da Baía do Capim.
SOBRE BEJA
Por volta de 1635, padres capuchinhos vindos do Convento do Una, em Belém, após percorrerem os rios da região, juntaram-se a uma aldeia de tribos indígenas nômades. O aglomerado foi chamado de “Samaúma” e, depois, batizado de “Beja” pelo governador Francisco Xavier de Mendonça Furtado.
A gastronomia local é a base de peixe, açaí e farinha da boa, além dos famosos biscoitos de Abaeté e do mingau de miriti. Além de degustar essas comidas deliciosas, os visitantes podem praticar trilhas, stand up, canoagem e se divertirem em balneários como o do Zico e o Paraíso.
Pela noite, não faltam botecos e opções para curtir, como o Barbudos, o Texas e O Lenhador. Ficou interessado e quer conhecer a cidade? Você pode se hospedar nos hotéis Glória I e II, Dom Emanuel, Jarumã, Equatorial Parque, Maratauira e São Paulo, dentre outros. (Com a colaboração do IFPA)
COMO CHEGAR
DE BARCO E ÔNIBUS
Jarumã Rodofluvial
Endereço: Rua Siqueira mendes, 10, Cidade Velha
Telefone: (91) 3241-6972
ONDE FICAR
Hotel Jarumã
Endereço: Av. Dom Pedro II, 945 – Centro
Telefone: (91) 3751-2760
Dom Manuel Hotel
Endereço: Av. São Paulo, 2298 – Aviação
Telefone: (91) 99831-9099
Hotel Miriti
Endereço: Av. São Paulo, 2015 – Aviação
Telefone: (91) 98309-0901
PARA VISITAR
Sítio Paramajo
Endereço: Boca do Rio Paramajó, Margem Direita
Telefone: (91) 98708-1521