Luiz Octávio Lucas
No sudoeste do Pará, Itaituba é daqueles destinos ideais para quem gosta de mochilar. Distante 891 km de Belém, a cidade tem uma população estimada em 98 mil habitantes (IBGE) e conta com boa infraestrutura hoteleira para receber turistas e visitantes, contanto com diversos hotéis de 1 a 4 estrelas.
O potencial ecoturístico do município está presente em atrações como cavernas, cachoeiras, águas minerais e minerotermais, além de uma grande quantidade de praias e lagos piscosos, principalmente próximo à sede da cidade.
Na região de São Luiz do Tapajós, distante uma hora de carro do centro, o turista se depara com belas praias e ilhas ao longo do Rio Tapajós. Se você agendar o passeio para os meses de agosto, setembro e outubro, vai encontrar águas esverdeadas e cristalina, graças à formação rochosa do fundo do rio, uma característica peculiar da região.
No Lago do Jacaré, a pesca esportiva é uma opção e reserva aos seus amantes cardumes de tucunarés. O lago fica distante cerca de 50 minutos por via fluvial da sede do município, subindo o Rio Tapajós. Além dos tucunarés, existem vários tipos de peixes amazônicos de diferentes tamanhos, aparências e sabores.
A cerca de 90 km da sede de Itaituba, o visitante também pode conhecer a Caverna Paraíso, considerada uma majestosa obra da natureza. A entrada da caverna, de calcário, está localizada entre os igarapés Baixa Fria e Jibóia. São mais de 300 metros quadrados de salões e galerias com estalactites, estalagmites, cortinas, travestinos etc.
O turista também vai encontrar rios subterrâneos, formações características de cavernas em rochas calcárias. Vale destacar que a caverna é considerada a primeira em calcário catalogada na Amazônia.
No Tabuleiro Monte Cristo, se encontra o Programa Quelônios da Amazônia, executado pelo Ibama. O objetivo é preservar as espécies de quelônios como: tartarugas, tracajás, pitiú e uma variedade de aves como, Talhamar, Gaivota e Bacurau. A área de nidificação natural fica entre os municípios de Aveiro e Itaituba, próximo da Vila de Barreiras.
Outra atração de Itaituba é o Hotel Fazenda Maloquinha, no km 15 da Rodovia Transamazônica, sentido Itaituba-Jacareacanga, na margem esquerda do Rio Tapajós. O hotel fazenda pertence às Obras Sociais da Igreja de Deus no Brasil e oferece bela paisagem natural, prédios históricos, trilhas, criatórios de peixes regionais, como o pirarucu, banho de rio, queijos, refeições, lanches e chás.
O espaço conta ainda com campo de futebol, piscina natural e área gramada, sendo ideal para relaxar e curtir um fim de semana.
Já o Parque Nacional da Amazônia com quase um milhão de hectares tem vasta floresta de mata tropical mista e matas aluviais, igapós ricos em açaí e buriti, numerosas formações geológicas de distintas idades, espécies raras de árvores terrestres e semi-terrestres, além de várias espécies de animais.
O Parque fica na margem esquerda do Rio Tapajós, sendo cortado pela Transamazônica. Da sede de Itaituba até o Parque, se gasta cerca de meia hora de carro ou de ônibus. No acesso fluvial, a viagem dura uma hora. A visita conta com trilhas educativas e mirante para o Rio Tapajós.
A gestão do parque está a cargo do ICMBio e se pode avistar espécies ameaçadas de extinção como a ariranha, o peixe-boi e o tamanduá-bandeira, além dos répteis e uma notável fauna aquática. (Com informações da Prefeitura de Itaituba).
ONDE FICAR
Hotel Açaí
Endereço: Av. Dr. Hugo de Mendonça, 436 – Comércio
Telefone: (93) 99163-6488
Acácia Hotel
Endereço: Av. Brg. Haroldo Veloso, 340 – Boa Esperança
Telefone: (93) 99242-5580
Hotel Campos
Endereço: Tv. Vítor Campos, 81 – Comércio
Telefone: (93) 99181-2220
COMO CHEGAR
DE AVIÃO
O Aeroporto de Itaituba recebe voos regulares de Altamira, Santarém e Belém, além de Manaus, no Amazonas.