Na estrada com o Diário

'Na Estrada com o Diário' apresenta um guia para os mochileiros

O Na Estrada 2023 se despede com um passeio imperdível por lugares mais distantes de Belém, ideais para mochilar.
O Na Estrada 2023 se despede com um passeio imperdível por lugares mais distantes de Belém, ideais para mochilar.

Luiz Octávio Lucas

O Na Estrada 2023 se despede com um passeio imperdível por lugares mais distantes de Belém, ideais para mochilar. Em São Geraldo do Araguaia, vamos conhecer a Serra das Andorinhas, onde está localizado o Parque Estadual da Serra dos Martírios/Andorinhas (Pesam), uma Unidade de Conservação de Proteção Integral com cavernas, trilhas morcegos e uma história que remete à Guerrilha do Araguaia.

Em Belterra, no Oeste do Pará, vamos mochilar pela Floresta Nacional do Tapajós, que abrange uma área de 527.319 hectares, entre os municípios de Aveiro, Belterra, Placas e Rurópolis. A Unidade de Conservação é administrada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) com diversas iniciativas de uso sustentável.

Em Itaituba, no sudoeste paraense, você vai ver as belezas do Parque Nacional da Amazônia, com quase um milhão de hectares de vasta floresta de mata tropical mista e matas aluviais, além de igapós ricos em açaí e buriti, numerosas formações geológicas, espécies raras de árvores terrestres e semi-terrestres, além de várias espécies de animais.

Em Monte Alegre, no Oeste paraense, vamos visitar o Parque Estadual Monte Alegre (Pema), o único Patrimônio Cultural Material brasileiro selecionado pelo programa internacional “World Monuments Watch”, da organização sem fins lucrativos World Monuments Fund (WMF), como um dos 25 monumentos mundiais de valores culturais inestimáveis para receber apoio da organização.

Para finalizar com chave de ouro, a gente arma nossa barraca nas imediações do Rio Xingu, porque nosso passeio vai até o sudoeste do Pará, em Altamira, considerado o maior município do Brasil e o terceiro maior do planeta em extensão territorial. Por lá vamos conhecer a Usina Hidrelétrica de Belo Monte, a maior 100% brasileira e que atraiu para a cidade gente de todas as partes do país em busca de emprego e renda. Vamos juntos curtir esse verão amazônico?