Na estrada com o Diário

Baião, o paraíso às margens do Rio Tocantins 

O MPPA requisita aos prefeitos e presidentes das Câmaras Municipais de Baião e Mocajuba que transmitam a recomendação a todos os agentes públicos Foto: Pedro Guerreiro/Agência Pará
O MPPA requisita aos prefeitos e presidentes das Câmaras Municipais de Baião e Mocajuba que transmitam a recomendação a todos os agentes públicos Foto: Pedro Guerreiro/Agência Pará

Luiz Octávio Lucas

Na Estrada segue viagem até Baião, distante 265 km de Belém pela PA-151, via Alça Viária. A viagem dura em média 4h30 e conta com uma pequena travessia de balsa na comunidade de Meruú, com duração de cerca de 10 minutos. O deslocamento vale a pena, afinal, o município vive neste período de julho o Festival de Verão, que leva grupos musicais locais e de outras cidades para a praça João Cancio, garantindo o agito das férias escolares.

Baião é daqueles municípios onde o que não falta é atração para se conhecer. Portanto, o ideal é traçar um roteiro, de acordo com os dias que você pretende ficar na cidade e aproveitar lugares como o Igarapé da Encanação, na Avenida Antonio Baião, na entrada do município.

Foto: Alex Ribeiro/Agência Pará

De maio até janeiro, surge em frente a Baião a Praia do Mapará, no Rio Tocantins. A água escura e tranquila com faixa de areia alaranjada torna o visual paradisíaco. Para chegar até ela, basta pegar um barco nos portos da cidade e fazer a travessia que custa alguns reais e dura apenas cinco minutos.

Na sede de Baião, você com certeza vai se encantar com a bela Praça da Luz, que conta com uma vista incrível para o Rio Tocantins. O logradouro público é uma excelente opção para passeios em família e apreciar o pôr do sol.

No coração da cidade está localizada a Igreja de Santo Antônio. A igreja do padroeiro da cidade foi construída em 1922 e tem estrutura imponente, sendo avistada por quem chega de barco ou de carro. Para melhor conforto dos visitantes, o templo é climatizado.

Para conhecer e história de Baião, faça uma visita à Casa da Cultura. O prédio histórico já sediou o poder público municipal e atualmente é sede da Guarda Municipal e da Secretaria de Defesa Social. A Casa fica localizada entre as Praças Castilho França e Da Luz.

Na Praça de Alimentação Castilho França, que fica entre as praças da Matriz e da Luz, o visitante tem à disposição várias lanchonetes em um ambiente com várias árvores e onde se pode apreciar a rampa do porto e o Rio Tocantins.

Na Praça João Cancio, o turista também observa o rio, além de um monumento que representa a fundação do povoado em 1694, pelo português Antonio Baião. O logradouro serve para eventos públicos, como shows e festejos populares.

No Porto Municipal Francisco Ramos, o visitante conta com a escadaria chamada popularmente de ‘Pau da Gaivota’, um lugar bem arborizado e de fácil acesso, pela praça Santo Antonio, na Avenida Getúlio Vargas, na sede do município.

 

OUTROS PONTOS TURÍSTICOS DE BAIÃO 

Foto: Alex Ribeiro/Agência Pará

Igarapé dos Calados 

Localizado na comunidade de Calados, na margem direita do Tocantins, a comunidade se orgulha do belíssimo igarapé que a corta. Desaguando no rio, é um point ideal para curtição e ao mesmo tempo tem um clima bastante familiar. O acesso se dá através da estrada do Maracanã, distante 30 minutos da sede do município.

 

Igarapé de Santo Antônio 

Mais um belíssimo igarapé que conta com bares e águas transparentes. O acesso é feito pela estrada do Maracanã, distante cerca de 15 minutos da sede do município.

 

Igarapé do Tambaí-Açu – Novo Tesouro 

Localizado na comunidade de mesmo nome, este igarapé é uma excelente opção de lazer, além do fácil acesso. Você pode chegar até ele pela estrada do Caju, distante aproximadamente 20 minutos da sede do município.

 

Porto do Limão 

O local serve muito mais para lazer do que propriamente de porto. Nele você encontra restaurantes, bares e uma bela paisagem para o rio. O acesso se dá pela Avenida Getúlio Vargas, bairro do Limão, na sede do município.

 

Vila de Umarizal 

Localizada na margem esquerda do Rio Tocantins, a vila de Umarizal é um distrito Quilombola com aproximadamente 1300 habitantes. Umarizal é um local tranquilo e com um povo hospitaleiro. Sua principal atração é o samba de Cacete, que já foi diversas vezes destaque nacional. A maioria da população é descente de quilombos, daí se explica parte da sua rica cultura. O acesso é feito de barco, distante aproximadamente 2h da sede do município.

 

Vila de São Joaquim do Ituquara

Considerado o maior distrito do município, tem quase 4 mil habitantes. Fica localizada na margem direita do Rio Tocantins, possui belas praias e é famosa por ter um dos melhores carnavais da região. O acesso até ela é feito pela PA-151, distante cerca de 40 km da sede do município. Você tem a opção de chegar pelos barcos que fazem a linha para Tucuruí.

(Fonte: Prefeitura de Baião)