Luiz Octávio Lucas
Se você está em Belém e procura um destino próximo para curtir as férias, ou ao menos um fim de semana bate-volta, Barcarena é uma ótima opção. A cidade faz parte da mesorregião Metropolitana de Belém. A distância terrestre da capital é de 113 km, e pode ser feita em aproximadamente 1h45 minutos de viagem.
A cidade é um importante polo industrial e está dividida em distritos, cada um com suas peculiaridades. Em Barcarena, é feita a industrialização, beneficiamento e exportação de caulim, alumina, alumínio e cabos para transmissão de energia elétrica. O visual do polo industrial convive e contrasta com o cenário natural das praias de águas tranquilas formadas pelo Rio Pará.
Portanto, para além de sua potencialidade industrial, Barcarena é uma ótima opção para quem curte praias de rio, as mais famosas são: Caripi, Conde, Sirituba, Itupanema e Cuipiranga, nelas é possível encontrar bares e restaurantes com diversas opções no cardápio.
Querendo dar aquela escapada de final de semana ou mesmo nas férias, você pode se hospedar nos hotéis: Samaúma Park Hotel, Equinócios Hotel, Raludi Hotel ou Hotel Pioneiro e aproveitar a especialidades gastronômicas dos restaurantes: Eco Marina Reserva Arrozal, Maloca do Orlando, Bistrô Girassol, Marisqueira Beach e Santa Fé Restaurante Rural.
A seguir, vamos te apresentar mais detalhes para você montar um roteiro de viagem proveitoso na Terra do Abacaxi!
Da Vila do Conde à Vila dos Cabanos tem praia, agito e história
Para chegar em Barcarena, o viajante que sai da Grande Belém tem, além da opção terrestre, via Alça Viária, as opções rodofluviais e elas são três. Se você pretende ir de carro próprio ou alugar um carro, mas quer aproveitar a viagem em contato com a natureza e observar a grandiosidade dos rios da Amazônia, a melhor opção é fazer o trajeto inicial de balsa, que sai em vários horários, dos portos da Avenida Bernardo Sayão, na Terra Firme, até o Porto do Arapari, já em Barcarena.
Agora se você pretende ir mesmo de barco, pode escolher as embarcações ‘Foca’, no Ver-o-Peso, ou ir até os portos da Rua Siqueira Mendes, na Cidade Velha, e comprar a passagem para o município.
Seja de balsa ou de barco, o trajeto fluvial até Barcarena é um verdadeiro deleite para os olhos. Enquanto Belém vai ficando pra trás com seu ‘skyline’ repleto de prédios, a floresta se revela com as pequenas ilhas que circundam o caminho até o Arapari.
Do Arapari, o viajante, de acordo com o roteiro, pode ir para o centro de Barcarena, ou aproveitar as belezas de Vila do Conde, Itupanema ou Vila dos Cabanos. Todas famosas pelas praias de rio. A partir daqui, a viagem é feita de estrada. No terminal de passageiros existem opções para cada um dos destinos escolhidos, distantes, em média, cerca de 40 minutos.
Em Vila do Conde, a principal atração é a Praia do Conde. O vilarejo fica no alto de um barranco e oferece uma bela visão de toda a praia, de águas barrentas e com edificações industriais em cada ponta. A areia branca e águas do Rio Pará, acompanhados da brisa, são um convite a relaxar e aproveitar a sombra dos coqueiros, acompanhado de peixe frito e cerveja gelada servidos nas barracas.
A estrutura simples e cenário tranquilo da praia só muda em julho, na alta estação, quando muitos visitantes passam pelo Conde, que fervilha com atrações como o Festival do Peixe, tradição no mês das férias escolares.
Para quem curte o turismo religioso, logo acima da praia está a Igreja de São João Batista, a segunda mais antiga do Pará, ficando atrás apenas da Igreja do Senhor dos Passos, em Vigia de Nazaré. Erguida em 1654, a edificação foi construída na época que os padres jesuítas colonizaram o município de Barcarena.
O templo foi palco da revolta da Cabanagem e abrigou religiosos como o Padre Antônio Vieira, da Companhia de Jesus. Uma importância que o faz ser tombado pelo patrimônio do Pará.
A paróquia tem um altar-mor com arquitetura barroca do período Joanino, considerado um dos únicos do Brasil, de acordo com parecer técnico do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.
VILA DOS CABANOS
Distante cerca de 20 minutos de Vila do Conde está a Vila dos Cabanos com a badalada Praia do Caripi. É lá que está localizado o famoso Hotel Samaúma, que tem uma suíte para hospedagem no alto de uma samaumeira.
O hotel é um porto seguro para os turistas que buscam conforto e boa infraestrutura com restaurante, bar, piscinas, chalés e atrações culturais, principalmente na época das férias.
A orla do Caripi foi construída recentemente pelo poder público e deixou o balneário ainda mais bonito. Por lá, no verão, tem agenda de shows para ninguém ficar parado, passeios de banana boat, stand up paddle e toda aquela agitação típica do verão amazônico.
O diferencial do Caripi é estar localizado na Vila dos Cabanos, a de melhor infraestrutura com grandes supermercados, os melhores hotéis, como os da Rede Equinócios, além de uma gama de estabelecimentos que, seja de noite ou de dia, estão preparados para atender os visitantes com a devida atenção.
De dia, não esqueça de andar pela orla em direção ao lado direito. Ao final, você vai chegar na Praia da Fazendinha, uma continuação do Caripi, mas em versão mais selvagem, sem tanta agitação e barracas. Por lá, o destaque é para o banho nas águas calmas e na temperatura amena do Rio Pará.
COMO CHEGAR
DE BALSA
As balsas para o Arapari, em Barcarena, saem dos portos da Avenida Bernardo Sayão, em Belém. Confira os horários no site: https://www.portalbarcarena.
DE BARCO
Os barcos saem do Porto do Arapari (Belém), na Rua Siqueira Mendes,120, Cidade Velha.
Telefone: (91) 3212-2492
ONDE FICAR
Hotel Equinócios Executive
Endereço: Av. Cônego Batista Campos, s/n – Laranjal
Telefone: (91) 4042-0961
Hotel Pioneiro
Endereço: 62, Lote 15 – Quadra, Tv. Tome Ant. Cardoso, s/n – Pioneiro
Telefone: (91) 98351-5000
Samaúma Park Hotel
Endereço: Praia do Caripi, 01 – Vila dos Cabanos
Telefone: (91) 3322-8000