Na estrada com o Diário

Hotel Fazenda Vitória convida a um detox digital em Tracuateua 


O Na Estrada deste fim de semana enfrentou aquele engarrafamento da BR-316 por uma boa causa: chegar a Tracuateua, município do Nordeste do Pará, distante 250 km de Belém
O Na Estrada deste fim de semana enfrentou aquele engarrafamento da BR-316 por uma boa causa: chegar a Tracuateua, município do Nordeste do Pará, distante 250 km de Belém

Luiz Octávio Lucas

Na Estrada deste fim de semana enfrentou aquele engarrafamento da BR-316 por uma boa causa: chegar a Tracuateua, município do Nordeste do Pará, distante 250 km de Belém e que faz divisa com Bragança, Santa Luzia, Ourém, Quatipuru, Primavera e Capanema.

Tracuateua virou um destino turístico cobiçado por quem procura conforto, sossego e a vivência de uma fazenda. É lá que está localizada a Fazenda Hotel Vitória, uma antiga fazenda que data de 1875 e que foi transformada em hotel em 2004.

A ideia surgiu do Seu Martins, pai de Robson Martins, atual gestor do empreendimento paradisíaco e que dá mais detalhes do que se encontra por lá.

“Hoje meu pai está com 89 anos, ainda ativo, e recebe os hóspedes lá com o maior prazer. Ele é o anfitrião e sempre teve um sonho de mostrar a realidade daquele local, que é muito bonito. Ele sempre pensou em dividir aquela beleza com outras pessoas”, explica.

Foi desse desejo de compartilhar o espaço que Seu Martins passou a receber os hóspedes em 2004, na época em apenas quatro suítes da chamada Casa Grande. “Já era uma fazenda de búfalo, centenária, de 1875. Era um antigo engenho de açúcar. Meu pai comprou ela em 1970. E todo mundo chamava ele de maluco, de louco, porque naquela época não tinha energia, não tinha estrada, não tinha como chegar” conta Robson.

A Fazenda Hotel tem essa nomenclatura por ser uma fazenda real, com atividades de verdade com criação de búfalos para fazer queijo de búfala. “Nosso público-alvo são pessoas que querem se desconectar do meio urbano e também da tecnologia, porque a gente não tem internet na fazenda e nem queremos. Não tem internet e não tem televisão nos quartos. Justamente para que você dê um tempo, faça um detox digital e viva a vida rural como era antigamente”, convida o gestor, que ressalta que desde a culinária até as atividades são essencialmente rurais. “O hóspede acorda com o toque do berrante, depois vai para a ordenha das búfalas, depois o café da manhã colonial com mais de 50 itens, todos feitos na própria fazenda”, descreve. “Você vai para a fazendinha alimentar os animais de pequeno porte. São 12 atividades ao ar livre. Quando ela mete a mão na horta orgânica, quando ela aprende a fazer uma farinha ou queijo de búfala, quando ela tem essa experiência, se torna inesquecível. É dar banho num pônei, escovar um cavalo, são coisas desse tipo”.

O charme do local é a piscina de borda infinita, que se debruça nos campos alagados da região. “O contato entre a família é muito forte, entre as crianças. A presença da criança na fazendinha, a vivência que ela tem é uma experiência incrível, porque hoje em dia nenhuma criança mais sabe o que é pato, galinha, carneiro, ganso”, avalia Robson.

Na Vitória é bom também esquecer a dieta. “Depois você vai para um almoço em fogão a lenha com comida típica de fazenda, literalmente receitas com mais de 50 anos”, detalha. “Aí você vai descansar nas redes que estão espalhadas por todo o hotel. Tudo remetendo à vida do campo. E à noite, a gente tem um chá, o lanche caipira, que é feito na chegada dos búfalos. Você vê todos os búfalos bem de perto”.

Todo esse cenário já cativou não apenas anônimos em busca de sossego, mas também muita gente famosa. Padre Fábio de Melo, Fafá de Belém, Thiaguinho, Bruno e Marrone, os atores Rainer Cadete e Joaquim Lopes, além de Ivete Sangalo, são celebridades que se encantaram pelo Hotel Fazenda Vitória.

Entre as atividades, é possível ainda fazer passeios com cavalos, búfalos, caiaque, pedalinho, bondinho, chalana e carroça. além de academia, espaço de massagem, bar molhado, horta, pomar, casa de farinha e produção de queijo. O hóspede conta com o sistema all inclusive enquanto fica hospedado.

ONDE FICAR

HOTEL FAZENDA VITÓRIA

Telefone: (91) 9 8114-8424

Whatsapp: +55 (91) 9 8114-8424

E-mail: contato@fazendahotelvitoria.com.br

Endereço: Estrada de Santa Teresa, Km 12, s/n, Zona Rural | Tracuateua | CEP: 68647-000

 

VISITAS MONITORADAS

Visitas de 30 minutos aos sábados com agendamento antecipado pelo escritório.

Contatos (91) 98114-8424 ou (91) 3228-4481

 

CURIOSIDADES

A Fazenda Vitória era um antigo engenho construído por um casal de portugueses no ano de 1875. Hoje após uma grande restauração, na qual se mantiveram as linhas coloniais e suas estruturas de pau-a-pique com madeiras quariquaras, as porteiras da fazenda foram abertas para que outras pessoas pudessem contemplar a beleza do local.

 

A Vitória investe na criação de búfalos produzindo da carne aos seus derivados como a fabricação dos queijos que serão servidos juntamente com a culinária da fazenda com receitas centenárias de pratos típicos.

 

COMO CHEGAR

Acesso a partir de Belém pela rodovia BR-316.