Luiz Octávio Lucas
Barcarena é outro destino certeiro para quem quer aproveitar ao máximo o verão amazônico. O balneário faz parte da Região Metropolitana de Belém, sendo acessível via Alça Viária, de barco a partir dos portos da Rua Siqueira Mendes, ou de balsa e trajeto rodoviário a partir dos portos da Avenida Bernardo Sayão.
No município, os veranistas se concentram principalmente no distrito da Vila dos Cabanos, onde está localizada a famosa Praia do Caripi, que bomba nos finais de semana das férias escolares.
É nesta praia que a prefeitura local concentra grande parte de sua programação de verão, que tem como destaque shows de artistas locais e nacionais de graça na orla. Entre as atrações de peso que passarão por lá este verão se destacam a paraense Joelma, o axé do É o Tchan, a swingueira de Léo Santana e o sertanejo de Matheus Fernandes.
A programação oficial do veraneio em Barcarena vai ocorrer nos três últimos finais de semana de julho e também inclui torneios esportivos, ações educativas e de conscientização para banhistas.
“Neste sábado (30) já teremos etapa do Campeonato Paraense de Xadrez no Complexo Comercial de Barcarena. De 4 a 30 de julho teremos Torneio de Verão de Futsal em Vila do Conde. No dia 6 de julho, a Quarta Volta do Caripi, com 500 participantes, além de treino funcional, passeios de caiaque e vela. Já de 11 a 13 de julho teremos eliminatórias de beach tennis no Cabana Clube. De 20 a 21 eliminatórias de vôlei e futevôlei no Caripi. Dia 28 teremos as finais de todas as modalidades”, informa Pedro Moura, secretário Municipal de Juventude, Esporte e Lazer.
O descarte adequado dos resíduos sólidos também está na mira do poder público para que o visitante não se depare com um cenário de sujeira, que nada tem a ver com o verão ambientalmente correto. “Vamos promover educação ambiental principalmente com o descarte adequado dos resíduos sólidos gerados por eles. Vamos distribuir o ‘lixocar’, sacos de lixo para acondicionamento e, em conjunto com a Recicle, faremos atividades lúdicas para crianças e distribuição de brindes. Tudo para estimular o descarte de forma correta e mantendo nossas praias limpas. No Festival de Verão vamos distribuir canecas em troca de resíduos recicláveis”, conta Juliana Nobre, secretária de Meio Ambiente de Barcarena.
Por fim, serão reforçados os serviços de urgência e emergência e outros não menos importantes para atender ao grande fluxo de banhistas. “Faremos distribuição de preservativos e teremos nossa fiscalização de Vigilância Sanitária para verificar as condições de alimentos que serão comercializados; além de ofertas de testes rápidos e prevenção da saúde bucal”, destaca Milvea Carneiro, secretária de Saúde de Barcarena.
PROGRAMAÇÃO DO FESTIVAL DE VERÃO – JULHO EM BARCARENA – 2024
Atrações de sexta – Palco Caripi – 19/07/2024
Dj Ultron
Banda Trilha
Ted Marques
Ferrugem
Fruto Sensual
Atrações de sábado – Palco Caripi – 20/07/2024
Dj Anderson Considerado
Filhos Do Mestre
Lucas Barros
Joelma
Nosso Tom
Atrações de domingo – Palco Caripi – 21/07/2024
Dj Rick Braga
Netinho Paixão
Dj Allan Breno
Banda Spd
Tatau
Viviane Batidão
Atrações de sexta – Palco Caripi – 26/07/2024
Dj Junior Lunar
Essência Marques
New Batidão
Matheus Fernandes
Fruta Quente
Atrações de sábado – Palco Caripi – 27/07/2024
Dj Adriano Mix
Companhia Do Batidão
Thiago Costa
Léo Santana
Di Maravilha
Atrações – domingo – Palco Caripi – 28/07/2024
Dj Mauri
Pagode Pra Namorar
Dj Germano Mautine
Jessica Costa
É O Tchan
Banda Os Brothers
Fonte: Prefeitura de Barcarena
COMO IR
Via Alça Viária, de barco a partir dos portos da Rua Siqueira Mendes, ou de balsa e trajeto rodoviário a partir dos portos da Avenida Bernardo Sayão e Terminal Hidroviário de Belém.
ONDE FICAR
Samaúma Park Hotel
Praia do Caripi, 01 – Vila dos Cabanos
Telefone: (91) 3322-8000
Hotel Japiim
Av. Padre Casemiro de Souza, Q449, Q449, S/N
Telefone: (91) 3754-3000
Hotel Equinócios Essential
Tv. Crispim dos Santos, 26 – Murucupi
Telefone: (91) 3754-0955
CURIOSIDADES
- O Distrito Industrial de Barcarena conta com 94 empresas em uma área de mais de 8 mil hectares.
- Barcarena é onde é feita a industrialização, beneficiamento e exportação de caulim, alumina, alumínio e cabos para transmissão de energia elétrica, entre outros.
- É em Barcarena que está localizado o maior porto do Estado: o Porto de Vila do Conde.