Na estrada com o Diário

Salinas promete bombar no verão 2024

Quem deseja aproveitar Salinas, como também é chamada, no feriado, tem várias opções de pontos turísticos
Quem deseja aproveitar Salinas, como também é chamada, no feriado, tem várias opções de pontos turísticos Foto: Mauro Ângelo/ Diário do Pará.

Luiz Octávio Lucas

Verão sem dar close em Salinópolis, não é verão! O município que tem a temporada de férias mais badalada no Pará, sem dúvida é a Atlântica, Salinas ou simplesmente Sal, para os íntimos. E o que não falta é o que fazer e conhecer no balneário que teve sua orla reconstruída em dezembro de 2022 pelo Governo do Estado. O espaço conta com quadra de tênis, academia, quadra poliesportiva e pracinha, além de quiosques, lanchonetes, academia ao ar livre, parque infantil, iluminação noturna e área de contemplação da natureza.

Pelo segundo ano consecutivo, o veraneio no município do nordeste paraense também sediará o “Festival de Verão Cultura Eco”, promovido pela Cultura Rede de Comunicação, na nova orla Maçarico. A programação ocorrerá em dois fins de semana, às sextas-feiras e sábados, dias 19, 20, 26 e 27 de julho, com shows musicais, oficinas esportivas e ações de sustentabilidade. Tudo de forma gratuita.

No primeiro fim de semana a movimentação no palco da orla inicia às 17h com playlist de músicas tocadas na Rádio Cultura 93,7 FM, seguida de shows musicais de artistas da terra e expressões estaduais cantando e tocando os mais variados ritmos regionais e nacionais. A sexta-feira, 19, vai reunir a cantora Nirah Beat, o grupo Virtudão, que vai se apresentar com o cantor Bino, e encerrará com o show da tradicional Sayonara. Já no sábado, 20, passarão pelo palco 360º as seguintes atrações: Balada Kids, que promete levantar o público infantil, em seguida Balada.com, depois vem a atração local Papariko e finaliza com a lambada da banda Warilou.

E não para por aí! Os shows do dia 26 de julho ficarão por conta da banda Red Velvet, Tamo Junto, De Bobera e Nelsinho Rodrigues. Já no sábado, 27, a festa continua com Lucyan Costa, Aninha Odalisca, Marcello Wall, Chyco Salles e a icônica Fruto Sensual.

O projeto tem parceria com a prefeitura local para sensibilizar os visitantes e moradores a promoverem a consciência ambiental, com a troca de copos reutilizáveis por latas e garrafas pet de refrigerante, além da distribuição de sacolas biodegradáveis para banhistas e frequentadores dos shows.

Foto: Mauro Ângelo/ Diário do Pará.

A ideia é estimular a conscientização do recolhimento de lixo nas praias. Esta distribuição deve ocorrer sempre aos sábados, na entrada da praia do Atalaia, local de maior volume de veranistas e, portanto, maior quantidade de resíduos deixados pelas pessoas.

A agenda esportiva vai ficar a cargo da parceria com a Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel), que vai organizar oficinas de tênis e vôlei de praia, tudo de forma gratuita nas quadras da nova orla.

“Esse é o segundo ano em que realizaremos o Festival de Verão Cultura Eco, dessa vez com mais artistas e uma estrutura mais completa. Tudo pensado para a diversão e o bem-estar tanto do público que vai prestigiar nossa programação, quanto do meio ambiente, um ponto importante para um Estado que está prestes a receber uma conferência sobre o clima, que é a COP 30. É importante dizer também que todo esse cronograma de veraneio será realizado em uma estrutura pública, que é a nova orla beira-mar, reestruturada na gestão do nosso governador Helder Barbalho, nos permitindo dessa forma idealizar um grande evento”, declara o presidente da Cultura Rede de Comunicação, Marcelo Gomes.

Além da programação do Festival de Verão Cultura Eco, Salinas tem como atrativos a Praia do Atalaia, que permite a circulação ordenada de veículos motorizados, oferecendo comodidade para os visitantes. Na Praia do Farol Velho, menos movimentada, o banhista que procura mais tranquilidade terá o ambiente ideal.

Se recomenda ainda fazer uma visita à Praia do Espadarte, ainda bem rústica, em frente à orla da cidade. A faixa de areia deserta faz até esquecer que estamos no bombado mês de julho, sendo um convite para atividades com crianças, assim como acontece na Praia da Corvina, no Maçarico, mais frequentada pela população local.

O visitante que for à Salinas deve ter especial atenção com a tábua das marés, para evitar infortúnios com a maré alta, famosa por “engolir” veículos de condutores desavisados.

Não deixe de fazer uma visita ao Lago da Coca-Cola, de coloração que lembra o refrigerante, além do mercado municipal, onde as refeições são bem mais em conta para quem quer economizar. À noite, o point é a Orla do Maçarico, onde acontecem os shows. O local tem vários bares e restaurantes. No mais, encha a mala de roupas leves e de banho, protetor solar e aproveite muito o pedaço de mar mais charmoso do Pará!

 

COMO IR

Salinópolis é um dos polos turísticos da costa atlântica paraense e fica distante 215 quilômetros de Belém. A saída para o município a partir da capital se dá pela BR-316 em um trajeto de aproximadamente 3 horas. Da Terminal Rodoviário de Belém partem ônibus diariamente em diversos horários, além de vans de transporte alternativo.

O acesso, a partir de Belém, também pode ser por via aérea por meio da Azul Conecta, que oferece voos regulares para a cidade com duração de cerca de 50 minutos.

 

ONDE FICAR

Aqualand Resort

PA-444

Telefone: 0800-459-0800

 

Hotel Privê do Atalaia

Praia do Atalaia – R. Verdes Mares – Bairro Atalaia

Telefone: (91) 98481-4515

 

Salinas Park Resort

PA-444

Telefone: 0800-300-6565

CURIOSIDADES

  • Salinas é conhecido como um balneário mais sofisticado, mas é democrática e oferece diversão para todos os bolsos.
  • A cada ano, Salinópolis recebe mais de 900 mil visitantes do Pará, de outros estados brasileiros e do exterior, principalmente durante as férias escolares, feriados e nas festas de fim de ano.
  • O município, com mais de 40 mil habitantes, é um dos destinos de veraneio mais procurados no Estado.

 

PARA SE DIVERTIR 

Festival de Verão Cultura Eco

 

Shows: dias 19, 20, 26 e 27 de julho, às sextas-feiras e sábados, sempre a partir das 17h.

19/07 (sexta-feira)

Nirah Beat, Virtudão + Bino e Sayonara.

 

20/07 (sábado)

Balada Kids, Balada.com, Papariko e Warilou.

 

26/07 (sexta-feira)

Red Velvet, Tamo Junto + De Bobera e Nelsinho Rodrigues.

 

27/07 (sábado)

Lucyan Costa + Aninha Odalisca, Marcello Wall + Chyco Salles e Fruto Sensual.