Wesley Costa
Para celebrar São Jorge no catolicismo e Ogum na umbanda, o Terreiro Recanto dos Orixás preparou uma programação especial e aberta para toda a comunidade do distrito de Outeiro, onde a casa de culto afro-brasileiro está localizada. Hoje (22), será realizada uma ação social com vários serviços de cidadania e saúde, promovida em parceria com a Defensoria Pública do Estado do Pará (DPE-PA) e outros voluntários.
Haverá emissão de documentos como RG, CPF, Carteira de Trabalho Digital, 2ª via de Certidão de Nascimento, atendimento jurídico e outros. Já na área da saúde, o público poderá realizar consultas médicas, aferição de pressão arterial e avaliação e orientação nutricional. Além disso, também haverá momentos de recreação, atividades educativas e tambor para o Ogum.
O terreiro, que possui uma forte presença na ilha, desempenha um papel importante na área ao longo dos anos, sempre promovendo ações sociais e beneficentes. “Esse é um momento de troca muito importante. Tendo Ogum como chefe da nossa casa, receber a comunidade aqui é uma imensa alegria. Preparamos esse momento com muita dedicação e queremos, cada vez mais, fazer com que o nosso terreiro seja esse símbolo de acolhimento e fraternidade”, disse mãe Suely de Iansã, yalorixá da casa.
Já no domingo (23), encerrando os festejos a São Jorge e Ogum, o espaço religioso vai fazer a derrubada do mastro e distribuir a famosa feijoada de Ogum, tradição mantida pela casa espiritual há 13 anos. “Para esse momento estamos convidando toda a comunidade para celebrar ao nosso lado. O trabalho é grande e, por isso, também vamos contar com ajuda de voluntários dispostos a contribuir com a festa dos nossos guerreiros”, antecipou mãe Suely.
O Terreiro Recanto dos Orixás fica na travessa Doutor Evandro Bona, 3380. A ação social inicia às 9h e os atendimentos vão ocorrer por ordem de chegada.