Com a participação de sua Orquestra e Coral, a Assembleia de Deus foi homenageada ontem (3) na Câmara dos Deputados pelos 112 anos de fundação. A solenidade, transmitida ao vivo da Casa e YouTube, ocorreu no plenário Ulysses Guimarães. Um grande público compareceu, composto por líderes evangélicos de várias partes do País e integrantes da Frente Parlamentar Evangélica (FPE).
O deputado federal Raimundo Santos (PSD-PA) foi o autor do requerimento para a cerimônia em coautoria da colega parlamentar Ione Barbosa (Avante-MG). O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), enviou mensagem à igreja afirmando que a homenagem é “justa e merecida” em razão de a igreja ter deixado uma “marca indelével no Brasil e no mundo”.
Recém-empossado presidente da Frente Parlamentar Evangélica, o deputado Silas Câmara (Republicanos-AM), disse que a instituição religiosa cumpre o seu papel disseminando o que ele chamou de “maior projeto social” existente, “a Palavra de Deus”. O pastor e presidente do ministério assembleiano em Belém, Samuel Câmara, destacou que a igreja chega a lugares que não são alcançados pelo poder público para desenvolver ações sociais e evangelizar.
Levantamentos oficiais atualizados apontam que a Assembleia de Deus reúne 542 templos em Belém, 150 mil membros e conta com 1.526 pastores, 1.057 evangelistas, 1.176 missionários, 46 missionários fora da capital do Estado, além de 20 presbíteros e 3.232 diáconos, totalizando 7.057 ministros.
No Estado, a partir do Templo Central, considerado a igreja-mãe e do movimento pentecostal no País, houve a disseminação pelos municípios do interior e com vínculo a diversas convenções administrativas. A estimativa é a de que há mais de 700 mil membros, e o equivalente a 22 milhões no País. Os cálculos indicam que no mundo sejam aproximadamente 50 milhões de assembleianos.
A igreja é também a instituição mais agraciada da Assembleia Legislativa (Alepa) por meio de proposições do deputado Raimundo Santos, que cumpriu cinco mandatos estaduais e cumpre o quarto no Congresso Nacional.
FORÇA
Fundada em Belém pelos missionários suecos Daniel Högberg (1884-1963) e Adolph Gunnar Vingren (1879-1933) em 18 de junho de 1911, a Assembleia de Deus atua com 34 missões institucionais em atividade, distribuídas em sete áreas.
São elas: Geracionais, como de Primeirissíma Infância, de Idosos e Famílias; Específicas; Sociais, como a que atua contra a fome, para a construção de casas a famílias carentes e nas casas penais, por exemplo; de Saúde; Educação e Cultura; no âmbito de Culto e Discipulado; e de Missões Especializadas, nacionais e estrangeiras e também com surdos, entre outros enfoques