Belém e Pará - O Ministério Público do Estado do Pará (MPPA), em parceria com a Associação do Ministério Público do Estado (AMPEP) realizará, nesta quarta-feira (8), sua 1ª Romaria do Círio de Nazaré, com 23 quilômetros de percurso.
A caminhada terá como ponto de partida o Instituto de Ensino de Segurança do Pará (IESP), às 17h, e chegada prevista por volta das 22h30 na Basílica de Nazaré, em Belém, com cerca de 6 horas de caminhada, aproximadamente. Mais de 70 pessoas já confirmaram participarão na caminhada, entre membros e servidores do MPPA, familiares e apoiadores.
Para o Procurador Geral de Justiça Alexandre Tourinho, a romaria busca reforçar valores de união, devoção mariana e gratidão, além de fortalecer o vínculo entre membros, servidores, familiares e a comunidade. “O ato é uma forma de valorizar a tradição paraense, integrando espiritualidade e identidade institucional. integrando nossa instituição a um dos mais expressivos e tradicionais eventos culturais e religiosos do povo paraense: o Círio de Nazaré”, destacou o PGJ.
A união entre fé e compromisso público
Para a promotora Ana Maria Magalhães, presidente da AMPEP, a iniciativa simboliza a união entre fé, cultura e compromisso público, “refletindo o papel do Ministério Público não apenas na defesa da ordem jurídica e dos direitos sociais, mas também na valorização das manifestações que fortalecem a identidade e a espiritualidade do povo paraense”
Mais do que uma caminhada, diz a promotora, a romaria representa a presença institucional em um espaço de profundo significado espiritual e cultural, reforçando a missão do Ministério Público de servir à sociedade sob a inspiração e proteção de Nossa Senhora de Nazaré, Rainha da Amazônia. “Será um momento muito importante onde membros, servidores, familiares e apoiadores se doarão num momento de integração, devoção e comunhão”, argumenta a presidente da entidade.
Apoio e segurança durante a Romaria
A programação inclui paradas técnicas para hidratação, lanches, descanso e cânticos. Um carro de som conduzirá a imagem de Nossa Senhora, animando os participantes ao longo do trajeto.
Para garantir a integridade dos romeiros, a estrutura contará com ambulância equipada, carro de apoio, carro batedor, van de suporte, pontos de hidratação e alimentação, além de kits de primeiros socorros em todas as paradas. Cada participante usará camisa oficial branca com mangas fluorescentes, visando maior visibilidade e segurança no percurso.