A capital paraense recebe mais um mutirão de serviços voltados à população em situação de rua, nesta terça-feira, 23, na praça Dom Pedro II, em frente ao Palácio Antônio Lemos. A ação é promovida pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) em parceria com os tribunais de Justiça regionais e o apoio do Governo do Pará e da Prefeitura de Belém. O objetivo é garantir acesso a direitos fundamentais como cidadania, saúde e assistência social.
Entre os serviços oferecidos estão:
- Cidadania: Emissão de certidão de nascimento, CPF, título eleitoral, carteira de trabalho e qualificação profissional.
- Saúde e bem-estar: Consultas médicas, vacinação e corte de cabelo.
- Assistência à Pets: Castração, vacinação e vermifugação para animais.
O Pop Rua Jud faz parte da Política Nacional de Atenção às Pessoas em Situação de Rua, no âmbito do Poder Judiciário. O atendimento às pessoas em situação de rua é feito de forma desburocratizada, sem a necessidade de agendamento, e com servidores capacitados para uma abordagem humanizada.
No Pará, a ação tem a parceria do Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região (TRT-8), Tribunal Regional Eleitoral (TRE), Tribunal de Justiça do Pará (TJPA) e Justiça Federal. O evento conta ainda com o apoio do Governo do Pará e da Prefeitura de Belém. A programação segue até quarta-feira, dia 24 de setembro.
Serviço: Mutirão de Cidadania do Pop Rua Jud Pará
Quando: 23 e 24 de setembro de 2025 (terça e quarta-feira)
Hora: A partir de 9h
Local: Praça Dom Pedro II – Bairro da Campina