Grande Belém

Sessão na Alepa marca os 112 anos da Assembleia de Deus de Belém

Na ocasião, foi outorgada a “Medalha do Mérito Evangélico Daniel Berg e Gunnar Vingren” a pessoas e instituições que cujas ações e iniciativas evangelísticas têm favorecido a sociedade.
Na ocasião, foi outorgada a “Medalha do Mérito Evangélico Daniel Berg e Gunnar Vingren” a pessoas e instituições que cujas ações e iniciativas evangelísticas têm favorecido a sociedade.

Com orações, louvores, adoração e inclusive uma encenação cênica, a Assembleia Legislativa Legislativa do Pará (Alepa) realizou nesta segunda-feira, 12, sessão solene em tributo à Assembleia de Deus de Belém, que no próximo domingo, 18, completa 112 anos de fundação. Bastante prestigiada, a solenidade ocorre anualmente na Alepa em atendimento ao decreto legislativo n⁰ 12/2014, de autoria do agora deputado federal Raimundo Santos (PSD-PA).

Na ocasião, foi outorgada a “Medalha do Mérito Evangélico Daniel Berg e Gunnar Vingren” a pessoas e instituições que cujas ações e iniciativas evangelísticas têm favorecido a sociedade.

O presidente da Alepa, Chicão Melo, abriu a sessão enfatizando a importância da denominação religiosa. “A Assembleia de Deus desenvolve um importante trabalho social e espiritual, minha esposa é assembleiana”, informou. A homenagem no Poder Legislativo ocorre na primeira segunda-feira que antecede o Dia das Assembleias de Deus, instituído em 18 de junho por meio da lei 5.675, de 8 de novembro de 1991, a partir de proposição também do deputado Raimundo Santos, que recebeu de Chicão a presidência da cerimônia nessa segunda-feira.

De acordo com o presidente da Assembleia de Deus de Belém e da Convenção das Assembleia de Deus no Brasil (CADB), pastor Samuel Câmara, o momento é para comemorar: “Agradecer a Deus por viver essa época, compartilhando disso com todos vocês. Essa história não é de um homem só, ela é de Deus e de cada um de nós”.

O presidente da Alepa, Chicão Melo, abriu a sessão enfatizando a importância da denominação religiosa.

Raimundo Santos Júnior, presidente da Centrais de Abastecimento no Pará (Ceasa-PA), que representou o governo estadual, disse: “Que alegria estar aqui mais uma vez, vendo o poder público valorizando a nossa igreja, fazendo essa homenagem a essa instituição, centenária e essencial pra sociedade”.

Entre os convidados estiveram presentes o pastor Ronaldo Figueiredo, presidente da Convenção Centenária da Igreja-Mãe das Assembleias de Deus no Brasil; os pastores João Alberto de Almeida e Davi Viana Alves, da Assembleia de Deus em Madureira – São Brás; a pastora Sônia Campelo, secretária do Coral e do Templo Central da igreja e o pastor Josias Higino, que é vereador e representou a Câmara Municipal de Belém.

Na programação, o Coral e Orquestra da Assembleia de Deus fizeram apresentações emocionantes. Um dos destaques do coral é a famosa cantora lírica Alfa de Oliveira. O grupo vocal “As Belemitas”, bastante conhecido, também participou. A Missão com Crianças fez encenação cênica da chegada a Belém dos missionários suecos Daniel Berg e Gunnar Vingren, que fundaram a igreja no ano de 2011.

Todos os presidentes da história da Assembleia de Deus foram representados pelas crianças, divertindo o público que lotou o Auditório João Batista da Alepa.

O deputado Raimundo Santos cantou no final da sessão a música “Queima de Novo”, criada por ocasião dos 112 anos e que faz referência aos milagres e dificuldades iniciais da Assembleia de Deus e a necessidade de renovação do fogo do Espírito Santo.

Os contemplados com a Medalha do Mérito Evangélico Daniel Berg e Gunnar Vingren, foram os seguintes:
– pastor João Alberto de Almeida – Assembleia de Deus – Ministério Madureira – São Brás;
– pastor Fernando Viana Alves, presidente da Assembleia de Deus – Ministério Madureira em Belém, representado pelo filho, pastor Davi Viana Alves;
– pastor auxiliar do Templo Central José Roberto Alves Souza;
– pastor Saulo de Tarso Pinheiro Corrêa Pinheiro, do Centenário Templo Central;
– pastor João Batista de Araújo Câmara, presidente da Assembleia de Deus do Campo Independência;
– Pastor Possidônio Martins Reis – presidente da Convenção das Igrejas das Assembleias de Deus no serviço de evangelização do Tocantins-Araguaia no Pará e Mato-Grosso.
– e pastor Joás Possidônio Alves Martins Reis – vice-presidente da mesma convenção.