Notícias
Notícias
HERCULANO BARRETO FILHO
SÃO PAULO, SP (UOL-FOLHAPRESS) – A Justiça Federal do Paraná determinou nesta segunda-feira (13) que a União pague pensão alimentícia a três dos filhos do guarda municipal Marcelo Arruda. Ele foi assassinado a tiros em julho de 2022 pelo bolsonarista Jorge Guaranho quando comemorava o aniversário de 50 anos com uma festa temática alusiva ao PT em Foz do Iguaçu.
De acordo com a decisão, a pensão será paga porque a arma usada para cometer o crime é de propriedade da União. Guaranho era agente penitenciário federal. Os valores, calculados com base no salário que era recebido por Arruda, serão pagos até que as crianças completem 21 anos de idade. O autor do crime está preso preventivamente por homicídio qualificado.
O juiz alegou que há responsabilidade do Estado por omissão já que o assassino era servidor, ainda que fora de serviço. “[Os valores pagos em pensão] devem ser suficientes a manter o nível de vida que [os filhos de Arruda] possuíam até o falecimento do seu genitor”.
Como já recebem pensão por morte, cada filho terá direito a receber R$1.312,16 mensais da União. O cálculo do pagamento foi feito com base no salário líquido que Arruda recebia quando estava vivo. Já a esposa terá direito a receber pensão por quatro meses.
COMO FOI O CASO
Apoiador de Jair Bolsonaro (PL), Guaranho foi à entrada da festa para “provocar” os participantes com gritos de apoio ao presidente e críticas aos petistas, aponta a investigação.
Após desentendimento, ele saiu do local e retornou em seguida ao local para atirar na vítima, que revidou aos disparos, como mostram imagens das câmeras de segurança. Guaranho foi atingido por seis tiros, mas sobreviveu. Já Arruda não resistiu aos ferimentos.
Em dezembro, a Justiça aceitou a denúncia feita pelo Ministério Público e determinou que Guaranho fosse levado a júri popular. A defesa dele recorreu da decisão.
Mais Notícias
Mais artigosATO GOLPISTA
STF reduz pena de homem que destruiu relógio histórico no Planalto
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou nesta terça-feira (29) o desconto de dias de prisão
HABILITAÇÃO
Governo estuda fim da obrigatoriedade de autoescolas para tirar CNH
Ideia é reduzir custo do documento, que hoje chega a R$ 4 mil. Ministério dos Transportes diz que milhões já dirigem sem habilitação.
SALGADA...
Heineken vai ganhar um sabor a mais – e não é na fórmula
Cerveja holandesa, já conhecida pelo amargor do lúpulo, vai ficar “salgada” para o bolso do brasileiro com reajuste de 6% nos preços.
SAÚDE PET
O perigo da automedicação em cães e gatos
Veterinária alerta para riscos fatais de medicamentos e suplementos humanos usados sem prescrição em animais de estimação.
URGENTE!
Deputada Carla Zambelli é presa na Itália
O STF decretou no dia 5 de junho a prisão da deputada, e desde então, ela estava foragida da Justiça brasileira e na lista de procurados da Interpol.
X9 ATÉ LÁ
Localização de Zambelli em Roma foi repassada por deputado italiano
O Ministério da Justiça confirmou nesta terça-feira (29) a prisão da deputada brasileira Carla Zambelli (PL-SP), localizada em Roma após denúncia
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade. Termos de Uso e Política de Privacidade