PARCERIA

Pará firma acordo para ampliar oferta de hospedagem na COP 30

Estado e Booking.com firmaram parceria para desenvolver turismo no Estado através de cursos intensivos voltados para hotelaria e aluguel de curta duração pela plataforma de hospedagem

Estado e Booking.com firmaram parceria para desenvolver turismo no Estado através de cursos intensivos voltados para hotelaria e aluguel de curta duração pela plataforma de hospedagem. Fotos: Marco Santos/Ag. Pará
Estado e Booking.com firmaram parceria para desenvolver turismo no Estado através de cursos intensivos voltados para hotelaria e aluguel de curta duração pela plataforma de hospedagem. Fotos: Marco Santos/Ag. Pará

O governo do Pará deu mais um passo estratégico na preparação para a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, a COP 30, firmando um acordo com a plataforma de hospedagem Booking.com, nesta terça-feira (17). O Memorando de Entendimentos (MOU) visa assegurar a oferta de leitos durante o evento climático global que ocorrerá em novembro de 2025 e impulsionar o turismo no estado, facilitando o acesso de turistas a acomodações tanto na capital quanto nos municípios vizinhos.

De acordo com o governador do Estado, Helder Barbalho, o acordo prevê não apenas a ampliação da oferta de leitos para a COP 30, mas também iniciativas voltadas ao fortalecimento da infraestrutura turística do Pará a longo prazo. “O que estamos assinando hoje não é só para resolver uma necessidade pontual da COP 30, mas para dar suporte ao desenvolvimento do turismo no estado, transformando o Pará em um destino competitivo no cenário internacional”, afirmou.

Barbalho destacou a importância de utilizar a conferência climática como uma plataforma para alavancar o turismo, ao mesmo tempo em que assegura a acomodação de representantes oficiais de mais de 190 países. “A COP 30 vai atrair não apenas os participantes do evento, mas também os olhos do mundo para nossa Amazônia. Queremos que, ao chegarem aqui, encontrem uma rede de hospedagem organizada, diversificada e acessível, e que nossa população possa se beneficiar disso com oportunidades de renda”, ressaltou.

PARTICIPAÇÃO

Embora o acordo não prevê qualquer compromisso financeiro entre as partes, a plataforma Booking.com se compromete a compartilhar dados sobre o número de hospedagens registradas em Belém e outros municípios da Região Metropolitana. A parceria com a Booking.com inclui o ponto da utilização de imóveis particulares para aluguel temporário, além dos hotéis e pousadas já existentes, e será realizada a partir da criação de materiais educativos e workshops para orientar proprietários sobre práticas de locação e hospitalidade.

Conforme Wagner Osti, gerente jurídico da Booking.com no Brasil, a cidade de Belém é a mais procurada na plataforma quando se trata de um lugar na região Norte. Ele comenta que a empresa está comprometida em apoiar tanto o governo quanto a população local nesse processo. “Além de aumentar a oferta de hospedagem, nós vamos oferecer treinamentos e suporte para os proprietários, garantindo que possam operar seus imóveis dentro dos padrões exigidos para receber turistas de todo o mundo”, explicou. 

“Estamos aqui para celebrar uma colaboração estratégica que vai facilitar a vida dos viajantes e ampliar as possibilidades de hospedagem, não só em Belém, mas em toda a região”, complementou.

Estado e Booking.com firmaram parceria para desenvolver turismo no Estado através de cursos intensivos voltados para hotelaria e aluguel de curta duração pela plataforma de hospedagem

A empresa também contribuirá com a promoção do Pará no exterior, incluindo o estado em campanhas de divulgação global. “Nós queremos colocar o Pará na rota dos grandes destinos internacionais, aproveitando o interesse que a COP 30 vai gerar. A plataforma Booking.com será uma ferramenta estratégica nesse processo, garantindo visibilidade e acesso às opções de hospedagem”, pontuou Osti.

LEGADO

O governador Helder Barbalho reforçou a importância dessa iniciativa para incluir mais cidadãos paraenses no ciclo econômico gerado pela conferência. É que é este o momento de “gerar curiosidade para a experiência, de vir para a atmosfera da floresta da bioeconomia, da melhor gastronomia do planeta, e poder ter a experiência de uma autêntica”.

“Estamos criando uma ponte direta entre o evento e as famílias paraenses, que poderão lucrar ao oferecer suas casas ou apartamentos para os turistas. Isso significa uma circulação de renda local que deixará um legado positivo”, afirmou. 

Ele relembra que o Círio de Nazaré era, até então, o maior evento turístico que promovia o Estado para o mundo; e que, em outra plataforma de locação de imóveis haviam mais de 700 imóveis cadastrados no Airbnb fundamentalmente para o Círio. Somente nesta plataforma, já foram ultrapassadas a marca de 4 mil imóveis cadastrados. “Portanto, numa demonstração, aqui, a sociedade está atendendo ao chamamento e compreendendo a oportunidade financeira que esta agenda traz na consolidação desta nova vocação”, complementou. 

A vice-governadora Hana Ghassan Tuma reforçou que o governo do Pará está buscando trabalhar em conjunto com diferentes setores para garantir o sucesso da conferência. “Nós vivemos um momento de união, com todos os segmentos da sociedade, tanto empresarial quanto civil e público, trabalhando juntos para que a COP 30 seja realizada com êxito. O fortalecimento do turismo em nosso estado já está gerando empregos e receitas, e a parceria com a Booking.com irá ajudar ainda mais nesse processo”, disse. 

Além disso, Hana diz que o número de turistas em Belém neste momento pré-COP é crescente. “Recentemente, tivemos um caso em que hotéis da cidade estavam completamente lotados, sem que houvesse grandes eventos acontecendo. Isso mostra que Belém já está atraindo visitantes naturalmente, e a COP 30 será um grande catalisador para intensificar esse fluxo”.

BASQUETE

Seguindo o calendário que antecede a COP,  outros eventos que possam gerar uma garantia para quem está investindo na hospitalidade, o governador aproveitou a oportunidade para informar que outro acordo foi firmado: “Acabei de fazer um acordo com a Federação Brasileira de Basquete, e Belém será a sede da fase classificatória para a Copa do Mundo de Basquete Masculino”.