Um caso inusitado envolvendo o cancelamento de um pedido de sushi terminou com uma condenação judicial contra o iFood. A 14ª Vara Cível de Campo Grande determinou que a plataforma de delivery indenize em R$ 10 mil um cliente que teve a polícia chamada à sua residência após um erro na entrega. A decisão, divulgada na última quinta-feira (18), ainda cabe recurso.
O episódio aconteceu em março de 2023, quando o advogado de 25 anos recebeu um pedido com itens trocados. Após registrar a reclamação, o aplicativo estornou o valor de R$ 95 e ofereceu um cupom de desconto. Segundo a sentença, o restaurante foi informado da solução, mas, por falha da plataforma, não recebeu os detalhes sobre o cancelamento.
Sem saber que o reembolso havia sido autorizado, o proprietário do estabelecimento ligou para o cliente em tom agressivo e, em seguida, foi até a residência do consumidor acompanhado de policiais militares. Diante da situação, o cliente pagou R$ 80 ao comerciante, mesmo após o estorno.
Na decisão, o juiz Marcus Vinícius de Oliveira Elias reconheceu que houve falha na comunicação por parte do iFood, o que resultou em constrangimento e abalo psicológico ao cliente, que já estava em tratamento terapêutico e mudou de endereço após o ocorrido.
“O autor foi surpreendido com a presença da polícia em sua casa por conta de um problema já resolvido no aplicativo. A omissão da empresa configurou dano moral além do mero aborrecimento”, afirmou o magistrado.
A Justiça negou o ressarcimento do valor pago diretamente ao restaurante, já que o cliente retirou a ação contra o estabelecimento. A indenização de R$ 10 mil deverá ser corrigida monetariamente e acrescida de juros legais.