Seu bolso

Veja como negociar débitos de água e luz

Nesta semana, a caravana da Equatorial é realizada na capital paraense até 1º de março
FOTO: Celso Rodrigues
Nesta semana, a caravana da Equatorial é realizada na capital paraense até 1º de março FOTO: Celso Rodrigues

Trayce Melo

Mutirões para negociação de débitos das contas de energia e água em atraso estão sendo realizados em Belém. São oferecidos descontos e condições especiais de pagamento. A campanha “Conta com a Cosanpa” iniciou em dezembro e devido a grande procura foi prorrogada até o dia 29 de fevereiro. O programa já possibilitou a negociação de aproximadamente R$ 7 milhões em dívidas.

De acordo com o coordenador da ação “Conta com a Cosanpa”, Robson Querino, esta é a maior campanha já feita pela Companhia. Entre as condições oferecidas estão os descontos que podem chegar a 90% do valor real, mais 40% se o pagamento for à vista, além da opção de parcelamento em até 12 vezes.

Segundo Robson Querino, o objetivo é oferecer ao cliente a oportunidade de quitação da dívida com condições especiais, garantindo a continuidade dos serviços. “Em caso de inadimplência, a empresa e os usuários perdem, pois afeta tanto o abastecimento de água quanto o sistema de esgoto. Portanto, optamos por métodos de mediação e informação para que esses usuários venham até nós para negociar”, explica.

Outra ação que está acontecendo é da Equatorial Pará, que realiza semanalmente o “E + Caravana” com serviços como cadastro na Tarifa Social, negociação de débitos e troca de lâmpadas incandescentes e fluorescentes pelas de led.

Nesta semana, a caravana acontece na capital paraense até 1º de março, enquanto em Ananindeua é no bairro do Atalaia no dia 2 de março. Já em Oeiras do Pará, o atendimento acontece no período de 26 de fevereiro a 29 de fevereiro no bairro Centro, no qual haverá sorteio de geladeiras novas. Os interessados em participar do sorteio da troca de geladeiras devem estar cadastrados no benefício da Tarifa Social e fazer inscrição no local da ação.

Segundo Alexandro Freitas, analista de relacionamento com o cliente da Equatorial, a iniciativa é uma forma de proximidade com os clientes. “Então, além das agências, além do site, além da Clara (atendimento via WhatsApp) e o app, do aplicativo da Equatorial, nós também estamos todas as semanas nos bairros das cidades, levando multiserviços”, pontua. “Todos os serviços de uma agência de atendimento levamos para aquele bairro”, acrescenta.

TROCA

Os clientes também podem trocar lâmpadas convencionais pelas de led. Alexandro Freitas explica que essa iniciativa visa incentivar o consumo sustentável. “Nesse caso é a base de troca, o cliente traz as lâmpadas fluorescentes ou incandescentes, que são lâmpadas que consomem bastante energia e conseguem trocar sem custo nenhum por modernas lâmpadas de led que garantem uma economia de até 80%”, explica.

O analista da Equatorial, destaca também outros serviços nessas ações que são os parcelamentos e o cadastro da Tarifa Social de Energia Elétrica. “Cada caso é visto de forma individual e a gente consegue oferecer condições onde o cliente consiga negociar o seu débito, parcelar e já trazer para uma normalização do seu cadastro junto a Equatorial. Outro serviço muito importante também é o cadastro na Tarifa Social de Energia Elétrica, que garante descontos de até 65% na conta de energia”, descreve.

“Com essa proximidade nos bairros a gente traz as orientações, como por exemplo, que a conta de energia não precisa ser o titular do NIS. O NIS pode estar no nome da esposa, da companheira ou do companheiro e a conta de luz estar no nome de outra pessoa, não precisa fazer a troca de titularidade”.

Quem aproveitou a ação para fazer a troca de lâmpadas foi a aposentada Luiza Coelho, de 80 anos. Ela diz que as caravanas são formas de facilitar a vida de quem não tem condições de se locomover por conta da mobilidade reduzida ou financeiras. “No meu caso, como já sou idosa é muito ruim estar me locomovendo para as agências. Com o serviço aqui na comunidade fica mais acessível. Tanto que aproveitei logo para tirar dúvidas e trocar minhas lâmpadas fluorescentes pelas de led”, disse.

NEGOCIAÇÃO

  • COSANPA

Os interessados na negociação podem procurar qualquer loja de atendimento da Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa), abrangendo os 52 municípios atendidos pela Companhia ou utilizar os canais on-line: Call center 0800 0195 195, WhatsApp 91 3122-7194, Chat www.cosanpa.pa.gov.br

No caso dos negócios presenciais, é necessário apresentar documento com foto, CPF e uma conta de água.

 EQUATORIAL

1 – E+ Caravana – Belém (Parque Verde)

Onde: Central do Cadastro Único (avenida Augusto Montenegro ao lado do Condomínio Cidade Jardim II)

Quando: 26 de fevereiro a 1° de março

Hora: das 8h às 14h

2 – E+ Caravana – Belém (Terra Firme)

Onde: Comunidade Santo Agostino (passagem Cabral Nº 13, entre Celso Malcher e avenida Tucunduba)

Quando: 26 de fevereiro a 1° de março

Hora: das 8h30 às 12h

3- E+ Caravana – Belém (Tapanã)

Onde: Igreja Pentecostal Cordeiro de Deus (rodovia do Tapanã, Residencial Cabano, 2ª travessa, n°377)

Quando: 26 de fevereiro a 1° de março

Hora: das 8h30 às 12h e 14h às 16h

4 – E+ Caravana – Belém (Condor)

Onde: Assembleia de Deus da Condor (Alcindo Cacela, n° 4200)

Quando: 26 de fevereiro a 1° de março

Hora: das 8h30 às 12h e 14h às 16h

5 – E+ Caravana – Ananindeua (Atalaia)

Onde: Paróquia Cristo Peregrino ( conjunto Jaderlândia I, rua União, n° 21)

Quando: 2 de março

Hora: das 8h30 às 12h

6- E+ Caravana- Oeiras do Pará (Centro)

Onde: Praça Miranda Tenório (rua Prefeito Artemio Araújo)

Quando: 26 a 29 de fevereiro

Hora: das 8h às 12h e 14h às 17h30, exceto dia 29 que o horário será de 8h às 12h