DE GRAÇA

Idosos do Pará recebem gratuidade na renovação da CNH; saiba como pedir

Idosos do Pará recebem gratuidade na emissão e renovação da CNH
Idosos do Pará recebem gratuidade na emissão e renovação da CNH

O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) estabelece uma série de normas que visam proteger e garantir os direitos dos cidadãos, incluindo os idosos. Com o crescimento da população idosa no Brasil, é fundamental compreendermos como a legislação se aplica a essa faixa etária, especialmente no que diz respeito à Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

De acordo com o artigo 147 do CTB, os motoristas com 65 anos ou mais têm direitos específicos na obtenção e renovação da CNH. Um dos principais aspectos é a isenção de taxas para a renovação do documento, uma medida que busca facilitar o acesso dos idosos aos serviços relacionados à habilitação. Essa isenção foi reforçada pela PL 70/2008, que estabelece claramente que a isenção é aplicada a motoristas a partir dos 65 anos. 

A  diretora interina da Diretoria de Habilitação de Condutores e Registros de Veículos (DHCRV) do Detran/PA, Carol Sampaio, explica como funciona esse processo.

“A isenção é feita a partir dos 65 anos. O boleto, quando é emitido no próprio site, já sai como isento. Essa facilidade no processo de renovação da CNH é um passo importante para garantir que os idosos tenham acesso às suas habilitações sem encargos financeiros adicionais”.

Além disso, o CTB prevê que a validade da CNH para condutores acima de 65 anos seja reduzida. Enquanto motoristas mais jovens devem renovar sua habilitação a cada cinco anos, os idosos são obrigados a fazê-lo a cada três anos. Esta exigência está relacionada à necessidade de garantir que os condutores mais velhos estejam aptos a dirigir, considerando as possíveis limitações físicas e cognitivas que podem surgir com a idade.

É fundamental destacar que ao renovarem a CNH, os motoristas idosos devem realizar um exame médico e a coleta de dados biométricos para as categorias A e B. Já para as categorias C, D e E, que se referem à CNH para fins remunerados, é necessário passar por um exame médico, um exame psicotécnico e um teste toxicológico. Essas medidas visam assegurar não apenas a segurança dos próprios motoristas, mas também proteger todos os usuários das vias.