Wesley Costa
Em Belém, cerca de 20 mil pessoas inscritas no Cadastro Único (CadÚnico), devem realizar a atualização dos dados para continuarem garantindo recursos e serviços ofertados pelos programas sociais dos governos federal, estadual e municipal. A medida faz parte da ação contínua de Qualificação Cadastral, que engloba dois processos, o de Averiguação Cadastral e o de Revisão Cadastral, do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome.
Neste primeiro momento, estão sendo convocados os públicos referentes aos grupos 02, 05 e 06, formados por unipessoais, beneficiários ou não do Programa Bolsa Família. Segundo o presidente da Fundação Papa João XIII (Funpapa), Alfredo Costa, boa parte dos convocados já estão com seus benefícios suspensos por não realizarem a atualização. Por isso, precisam ficar alertas para não terem suas inscrições canceladas definitivamente.
“O cancelamento pode acontecer porque, por exemplo, as pessoas do grupo 05 tinham até o dia 12 de janeiro para fazer essa atualização e continuar recebendo seus benefícios sem interrupções. Com a ausência na convocação, essas e os demais inscritos correspondentes aos outros grupos têm até o dia 15 de março para fazer essa atualização cadastral em nosso banco”.
Para saber se você precisa ou não fazer a atualização, basta checar o aplicativo do CadÚnico, as mensagens de texto enviadas para os números de contatos informados ou ainda, no próprio extrato de pagamento. “Muita gente não se atenta a essas datas e aos comunicados que são enviados de todas as formas pelo governo. Por isso, a gente reforça essa necessidade de sempre consultar esses meios para que não ocorra o risco de benéficos serem suspensos ou cancelados de vez”, alerta.
Em alguns Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) da capital paraense, a movimentação tem sido intensa durante as semanas. No CRAS do bairro da Pedreira, por exemplo, cerca de 200 atendimentos entre atualizações de dados, novas inscrições e encaminhamentos, estão sendo realizados diariamente. O auxiliar de pedreiro, Luciano dos Santos, 58, foi comunicado via aplicativo e esteve na unidade fazendo a atualização.
“Desde o início da pandemia as coisas ficaram bem difíceis, mas graças a esse benéfico eu consigo me manter. Logo que chegou a mensagem pedindo a atualização eu vim me informar e fazer logo, porque muita gente precisa fazer o procedimento e, quanto mais deixar para depois, mais demorado seria. Por isso, resolvi me antecipar e não correr nenhum risco de perder o prazo”, contou.
A movimentação no CRAS da Cremação também tem sido intensa nos últimos dias. De acordo com a coordenação da unidade, muita gente está indo ao local buscar orientações sobre a atualização e fazer logo o procedimento quando é necessário. “Eu tenho a minha Carteira da Pessoa Idosa e que utilizo bastante para fazer viagens. Então, logo que chegou a mensagem pedindo para comparecer aqui eu atendi. É muito bom está sempre em dia para não ter nenhum problema”, lembra o aposentado Elionai Silva, 62.
Documentos
Para realizar a atualização cadastral, após a notificação do governo federal, é necessário comparecer a um dos CRAS portando os seguintes documentos: RG, CPF, Título de Eleitor e Comprovante de Residência (preferencialmente conta de energia elétrica). Quem tiver dependentes no cadastro também deverá levar a documentação de todos os membros inscritos.
“Para quem pertencente ao grupo 05 e já está com o cadastro suspenso, a orientação é buscar o quanto antes os serviços para se regularizar. Para os demais que ainda têm um prazo maior, podem ficar tranquilos. Não é preciso dormir em filas, muito menos comprar senhas de terceiros. Inclusive, vamos fazer um dia “D” para dar suporte no que for necessário. Mas deve-se ficar atentos aos prazos finais”, relembra o presidente da Funpapa, Alfredo Costa.
Alguns programas e benefícios sociais que utilizam o CadÚnico
- Bolsa Família
- Bora Belém
- Minha Casa, Minha Vida
- Bolsa Verde – Programa de Apoio à Conservação Ambiental
- Fomento – Programa de Fomento às Atividades Produtivas Rurais
- Carteira do Idoso
- Aposentadoria para pessoa de baixa renda
- Pro Jovem Adolescente
- Tarifa Social de Energia Elétrica
- Passe Livre para pessoas com deficiência
- Isenção de Taxas em Concursos Públicos
- Benefício de Prestação Continuada (BPC)
- Distribuição de conversores de TV Digital
- Identidade Jovem (ID Jovem)
- Isenções na taxa de inscrição para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)
- Sistema de Seleção Unificada – Sisu/Lei de cotas
- Internet Brasil
- Programa “Pé-de´Meia” (Início previsto em março/2024)