Seu bolso

Água, luz e gás consomem 10% da renda de metade dos Brasileiros

As condições de geração de energia no país melhoraram e, com isso, foi possível passar da bandeira vermelha, patamar 2, para a bandeira amarela agora em novembro
As condições de geração de energia no país melhoraram e, com isso, foi possível passar da bandeira vermelha, patamar 2, para a bandeira amarela agora em novembro

A Serasa, em parceria com a Flexpag, hub de serviços para empresas de utilities da Experian, realizou um estudo detalhado sobre o pagamento das contas essenciais no Brasil. O levantamento, conduzido em conjunto com o Instituto Opinion Box, oferece uma visão abrangente do comportamento dos consumidores em relação às despesas com água, luz e gás natural, fundamentais para o funcionamento dos lares brasileiros.

De acordo com os resultados, 6 em cada 10 brasileiros são responsáveis exclusivos pelo pagamento das contas em suas residências, destacando-se a conta de energia como a principal entre esses gastos. Para metade dos entrevistados, essas contas representam até 10% da renda mensal, enquanto 11% enfrentam desafios maiores, destinando mais de 40% do orçamento para essas despesas.

O estudo também revela que a maioria dos entrevistados (49%) é responsável pelo pagamento da conta de água, seguido por outros que compartilham a responsabilidade com o proprietário do imóvel ou cônjuge. No caso das contas de luz e gás natural, a situação é semelhante, com 61% e 62% dos entrevistados sendo titulares dessas contas, respectivamente.

Karina Lopes, gerente da Serasa, enfatiza a importância de entender e antecipar o comportamento dos consumidores, investindo em soluções como a ferramenta ‘Minhas Contas’, que facilita o pagamento de boletos e ajuda a evitar cortes de serviços essenciais.

O levantamento, que ouviu 3.386 pessoas entre os dias 16 e 27 de maio de 2024, fornece insights valiosos sobre o perfil socioeconômico dos consumidores brasileiros em relação às despesas básicas do dia a dia.

 

(Com informações de Serasa)