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Empreendedores também precisam ser bons líderes

Empreendedores também precisam ser bons líderes

Cintia Magno

A decisão de empreender passa pela necessidade de encarar alguns desafios. À frente do negócio que está em construção, o empreendedor é a pessoa que deve guardar algumas características importantes para não apenas dar início à jornada, mas também sustentabilidade e longevidade do empreendimento. Nesse momento, a posição de um bom empreendedor pode se assemelhar a de um bom líder.

Quando se considera que características são esperadas de um empreendedor, o professor dos cursos de MBA da Fundação Getúlio Vargas (FGV), Eduardo Marostica, destaca a necessidade de o empreendedor buscar conhecimento acerca da área que pretende iniciar o seu negócio, ou que já empreende.

Tal preparação é fundamental para encarar os próximos passos necessários ao desenvolvimento do negócio. “Primeiro, é preciso que ele tenha a competência e o conhecimento chave no negócio que ele vai trabalhar. Além disso, habilidade em comunicação, liderança, vendas e, sobretudo, sobre indicadores financeiros, que, sem sombra de dúvidas, é um dos maiores gargalos do negócio”, aponta, ao apontar, ainda, as características necessárias para que esse empreendedor se torne um líder dentro do seu próprio negócio.

“É muito importante se desenvolver em soft skills como autoconhecimento, habilidade de comunicação, empatia e desenvolver tudo o que se refere a exemplo, conduta, proximidade e dar bons exemplos. As pessoas sempre serão guiadas por bons exemplos”.

Para além de tais características e habilidades interpessoais, a construção de um perfil empreendedor e de uma boa liderança também passa pela necessidade de planejamento e estruturação do negócio, o que envolve a busca por capacitação. “Além de uma boa liderança é fundamental ter conhecimento de mercado, estudar de maneira perene, participar de fóruns e eventos”, considera o professor Eduardo Marostica.

“Uma dica super importante é ir na Associação Comercial, o Sebrae, participar do Empretec, obviamente fazer um MBA, buscar estudos correlatos que possam fazer com que ele reúna múltiplas habilidades, tanto no que se refere à parte de planejamento, à execução do planejamento, à liderança que envolve pessoas, à parte de indicadores e à parte também de tecnologia. Tudo isso vai fazer com que ele possa criar um negócio ágil, dinâmico, robusto e atualizado”.

Principal programa de formação de empreendedores do mundo, criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) e promovido em 40 países, o Empretec é um dos caminhos que podem ajudar quem deseja empreender a construir o perfil de um empreendedor líder. No Brasil, o seminário é realizado exclusivamente pelo Sebrae e objetiva ajudar o participante a descobrir o seu perfil empreendedor e suas habilidades, além de desenvolver suas capacidades para despertar sua identidade empreendedora. A página do programa destaca algumas características dos empreendedores de sucesso. Confira.

 

10 características do empreendedor

Busca de oportunidade e iniciativa

l O empreendedor deve ser proativo e antecipar o que está por vir, além de tomar a iniciativa e buscar oportunidades de expandir seu negócio, criar novos produtos ou serviços e propor soluções inovadoras. É, em suma, a habilidade de encarar novos desafios.

Correr riscos calculados

l Ter um negócio é conviver com a incerteza, e é papel do empreendedor analisar os riscos, entender as ameaças e planejar essas decisões. É a habilidade de entender o ambiente à sua volta e buscar informações para tomar a melhor decisão.

Exigência de qualidade e eficiência

l É olhar para o cliente e enxergar nos hábitos dele o tipo de relação que tem com os seus produtos e serviços, além de procurar entender todo o processo de venda, desde a criação até a entrega, para manter a qualidade e a eficiência do seu negócio. É a habilidade de sempre se adequar à realidade.

Persistência

l É preciso manter o foco e ter em mente que não se acerta todas as vezes, mas que é preciso continuar tentando. É a habilidade de não abrir mão de um objetivo e reconhecer que é preciso experimentar diferentes métodos e estratégias para alcançar sua meta.

Comprometimento

l Comprometer-se é estar disposto a não recuar diante de qualquer dificuldade, manter sua promessa e empreender, ser fiel às suas metas e objetivos e trabalhar de forma constante para alcançá-los.

Busca de informações

l Manter-se informado sobre o mercado, o consumidor e os fornecedores é o caminho para encontrar oportunidades de negócios, elaborar planejamentos eficientes e ter uma base para tomar decisões em momentos de incerteza. As escolhas do empreendedor devem ser pautadas pela informação.

Estabelecimento de metas

l As metas te estimulam a dar os passos certos e definir prazos. Representam o caminho até um sonho e é preciso saber como construí-las com clareza e objetividade. Por isso, o empreendedor deve saber usar o método SMART para as suas metas serem eSpecíficas, Mensuráveis, Alcançáveis, Relevantes e Temporais.

Planejamento e monitoramento sistemático

l Criar um planejamento eficiente é ser capaz de colocar no papel, de forma clara, aonde se quer chegar e quais são os passos necessários para isso. Além disso, essa é uma ferramenta para diagnosticar erros e guiar ajustes no negócio. O empreendedor deve ter um pensamento estratégico, pois o planejamento é seu guia para ver o futuro do negócio.

Persuasão e rede de contato

l Empreendedor deve saber se relacionar com as pessoas, pois ter uma rede de contatos é um dos maiores ativos para gerar oportunidades. Para isso, é preciso ter a capacidade de persuadir, se comunicar nos mais diversos ambientes e saber usar a empatia, sinceridade e credibilidade para se conectar com os outros.

Independência e autoconfiança

l Ser independente e aprender a confiar em si são atributos essenciais para lidar com desafios e oportunidades. Com essas habilidades, o empreendedor se torna mais seguro para lidar com assuntos ligados ao mercado, ao governo e às suas atividades no mundo dos negócios.