Cintia Magno
Das 20,6 milhões de empresas ativas no Brasil, cerca de 40,5% têm mulheres como donas ou sócias majoritárias. O percentual representa um montante de 8,4 milhões de empresas cuja participação feminina é destaque. Os dados, revelados pela pesquisa Perfil da Empreendedora Brasileira, realizada pela Serasa Experian em novembro de 2022, apontam o fortalecimento do chamado empreendedorismo feminino e do empoderamento que ele proporciona para as mulheres que se tornam donas de seus próprios negócios.
Diretora de PME da Serasa Experian, Stephanie Allamandi destaca que o empreendedorismo feminino é um conceito usado para denominar o movimento feminino que engloba negócios idealizados e ordenados por uma ou mais mulheres. “Em um sentido mais amplo, pode ser entendido como a iniciativa dessas empresárias em comandar, de maneira direta, determinado empreendimento, seja ele pequeno, médio ou grande”, aponta.
“Então, com uma postura mais feminina, mas, ao mesmo tempo, inovadora e corajosa, essas empreendedoras vêm aumentando o número de mulheres no gerenciamento e controle de muitas companhias. Isso contribui para que essas cidadãs sejam respeitadas e valorizadas, dando voz e vez à sua marca”.
Stephanie pontua, ainda, que a necessidade de ter uma fonte de renda, adicional ou principal, é um dos motivos principais que levam as mulheres brasileiras a seguirem o caminho do empreendedorismo. “Por isso, é importante estimular para que, cada vez mais, as mulheres possam ocupar estes espaços, garantindo que elas possam ter emprego, aumentem seus rendimentos, tenham sustentabilidade no mercado e, sobretudo, sejam independentes e protagonistas de suas vidas”, considera.
“Isso também traz benefícios para a economia, pois impacta positivamente o PIB e, para a sociedade, reforça o aumento na diversidade de gênero e traz pontos de vistas diferentes para os setores. Quando a mulher empreende, torna-se dona da sua própria história e, assim, tem mais chance de acabar com ciclos de discriminação e violência que possam sofrer”.
PESQUISA
Ainda de acordo com a pesquisa Perfil da Empreendedora Brasileira, do total de empresas registradas no Brasil, 84,7% possuem uma única sócia, enquanto no universo masculino esse percentual é menor, de 77,4%. Elas começam a empreender mais cedo que os homens, sendo 36,3% com idades entre 20 e 39 anos. Outro dado levantado pela pesquisa aponta que empresas com até 2 anos de atuação são majoritariamente dirigidas por mulheres (17,2%), sendo que as dirigidas por homens ficam em 14,2%. A maior taxa de representação feminina ocorre na faixa de 3 a 5 anos de existência, com 28,8% para elas e 25,3% para eles.
“Quando o assunto é crédito, cerca de 70,0% delas têm score pessoa física acima de 500, ou seja, menores as chances de inadimplência e maior a possibilidade de conseguir um empréstimo, cartão de crédito, financiamento ou crediário, por exemplo. Quando olhamos o score pessoa jurídica, a situação é inversa: 79,7% delas têm o score pessoa jurídica abaixo de 400”.
É necessário investir na saúde financeira das empresas
Diante desse e outros indicadores, Stephanie Allamandi destaca a necessidade de se investir na saúde financeira das empresas para fortalecer o empreendedorismo e o protagonismo das mulheres à frente de seus próprios negócios. “Cerca de 29% dos negócios não sobrevivem mais que cinco anos no Brasil e o pilar essencial para reverter essa realidade é investir na saúde financeira. Isso significa dar mais acesso à informação, linhas de crédito e, principalmente, educação para um desenvolvimento sustentável”, aponta a diretora de PME da Serasa Experian.
“Especificamente sobre a presença feminina no setor, é imprescindível que possamos fomentar a capacitação para que cada vez mais mulheres tenham a oportunidade de se preparar para ocuparem esses lugares”.
perfil
lRANKING
10 principais setores que aparecem com maior frequência para elas
1. Comércio de confecções em geral – 10,7%
2. Serviços de higiene e embelezamento pessoal – 10,5%
3. Serviços de alimentação – 10%
4. Comércio varejista de gêneros alimentícios – 4,7%
5. Serviços de propaganda e publicidade – 2,9%
6. Comércio – 2,7%
7. Curso preparatório e de especialização – 2,4%
8. Serviços de mão de obra especializada – 2,4%
9. Serviços – 2,1%
10. Indústria de confecção em geral – 2,1%
REGIÕES
Rankings de regiões que mais concentram negócios cujas sócias principais são mulheres
1º – Sudeste: 51,1%
2º – Nordeste: 17,9%
3º – Sul: 17,4%
4º – Centro-Oeste: 9,1%
5º – Norte: 4,4%
Fonte: Perfil da Empreendedora Brasileira – Serasa Experian – novembro de 2022