Que o Rio de Janeiro continua lindo não é novidade, mas uma visita à Cidade Maravilhosa traz ao turista uma doce dúvida: o que fazer durante a estadia na capital além daquele roteiro mais conhecido e batido pela mídia, como as praias de Copacabana, Ipanema e Leblon, Cristo Redentor e Pão de Açúcar?
Em um lugar como o Rio, é indispensável traçar os objetivos para poder explorá-lo de acordo com suas expectativas. Se você já conhece os cartões postais citados acima, que tal fazer diferente na próxima viagem e conhecer outros lugares belos e interessantes que existem por lá? Um desses locais fica bem aos pés dos morros do Pão de Açúcar e da Babilônia, a Praia Vermelha. O balneário conta com uma pequena faixa de areia de tonalidade rubra, dando origem ao nome Vermelha, sendo ideal para crianças e quem gosta de tranquilidade. O cenário é de encher os olhos com um pedaço de Mata Atlântica bem ao lado, preservada por meio da Pista Cláudio Coutinho. A pista, na verdade, é um caminho que adentra o Morro da Urca, ladeado pelo mar da Baía da Guanabara. Espaço ideal para corridas, caminhadas e rapel. Por lá é proibido o uso de bicicletas, skates e patins.
O trajeto de 1,25 km reserva um visual fantástico para quem quer ter contato com a natureza. No meio da pista existe uma trilha que sobe o Morro da Urca e vai bater no local de onde saem os bondinhos. Vá de tênis. O colunista cometeu o pecado de ir de chinelo e não conseguiu completar o caminho que, segundo um local, deve ser feito, de preferência a partir das 15h, calmamente, para ao chegar ao fim, ter um tempinho para admirar a cidade do alto e ainda descer de graça na última viagem do bondinho do Pão de Açúcar. Um belo atrativo para quem vai com pouca grana, já que esse passeio custa R$ 150.
O morro íngreme também é um convite a ser explorado por alguns alpinistas corajosos que sobem o máximo que podem, fora da trilha, para tirar algumas fotos. É preciso ter coragem! Cada um que sobe é observado por curiosos que torcem para dar tudo certo, porque a impressão é de que a qualquer deslize se vai rolar morro abaixo.
Praia da Urca
Ainda nessa região, Bairro da Urca, é possível ir a pé até a Praia da Urca, no mesmo estilo da Praia Vermelha, sem ondas, lembra um grande lago, com inúmeras embarcações e uma calmaria sem fim. O balneário é rodeado por uma mureta que os cariocas têm por tradição, sentar e tomar umas cervejinhas, vendidas nos bares em frente, para admirar a paisagem que o Rei Roberto Carlos, morador ilustre do local, tem a sua disposição.
Por falar no cantor, ele costuma frequentar a Paróquia Nossa Senhora do Brasil, bem ao lado do prédio em que mora, o Golden Bay. A cobertura de frente pra praia é atração turística. Aos mais atrevidos, saibam que uma dupla de turistas fãs dele já bateram lá, foram atendidas no interfone do Rei por uma senhora que repassou a ele o pedido delas de conhecê-lo. Em seguida, o segurança desceu e depois o próprio Roberto Carlos veio atendê-las e ainda tirou foto com as fãs do Rio Grande do Sul. Um privilégio para poucos…
Portanto, ao visitar o Rio de Janeiro, não deixe de colocar em seu roteiro esse passeio imperdível pela Urca. Bom domingo!
(Fale com o colunista: [email protected])