Ana Laura Costa
O Círio de Vigia é a festividade mais antiga em honra à Nossa Senhora de Nazaré na Amazônia, e com as celebrações iniciadas na próxima sexta-feira (8), a 326º edição, que tem como tema “Maria, vocacionada à missão” retorna com a programação normal, anterior à pandemia.
Segundo o padre Charles, Vigário e responsável pela programação do Círio de Nazaré no município, a corda, um dos principais símbolos da festividade, já está preparada para os fiéis.
“Esse ano iremos fazer como nos anos anteriores à pandemia, ano passado não teve a corda, mas muitos elementos que foram saindo por conta da emergência sanitária, estão voltando, e a corda é uma delas. A corda já está pronta e preparada para os fiéis pagarem suas promessas”, conta o Vigário.
Ainda de acordo com o padre Charles, a programação oficial começa sexta-feira, mas desde o dia 27 de agosto, a imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré visita instituições e repartições públicas e hoje (6) é o encerramento oficial da peregrinação.
Na sexta-feira (8), às 18h, será celebrada a missa na Igreja Matriz Madre de Deus, situada na rua de Nazaré e, após a missa, os fiéis seguem em carreata com a imagem da Virgem de Nazaré até a vila de Porto Salvo.
Assim como em Belém, o Círio de Vigia também conta com a ‘Romaria Fluvial’, ‘Moto Romaria’ e ‘Trasladação’, todos realizados durante o sábado (9). No domingo (10), ocorre a procissão principal, às 8h, e o bispo de Castanhal, Dom Carlos Verzelleti, celebra a missa na Igreja Matriz, às 11h.
Na próxima semana, também ocorre o ‘Círio das Crianças’, ‘Trasladação das Crianças’ e ‘Peregrinação nas cidades do interior’. A festividade ainda seguirá com missas, novenas e adoração, por quinze dias.
Além da programação, padre Charles também explica que o tema deste ano aborda três aspectos da vida da igreja, são eles a Carta Pastoral do Bispo Dom Carlos, o Ano Vocacional que a igreja vive no Brasil e a Sinodalidade convocada pelo Papa Francisco, de “Caminhar Juntos”.
“O objetivo é levar os fiéis a se conscientizarem de sua missão como batizados e evangelizadores. Trata-se ainda de reavivar a fé e aproximar os fiéis de Deus, renovar o amor em Cristo e por Cristo, pôr fim ao distanciamento causado pela pandemia. Estamos vivendo um tempo de renovação e avivamento, essa é a mensagem”, pontua.
Programação
Sexta-feira (8)
Santa Missa às 18h, na Igreja Matriz Madre de Deus
Carreata às 19h30, após a missa, rumo à Vila de Porto Salvo
Sábado (9)
Santa Missa às 7h, na Igreja Nossa Senhora da Luz, em Porto Salvo
Romaria Fluvial às 8h, com chegada na Praça do Pescador
Moto Romaria às 11h, segue pelas principais ruas da cidade até a Igreja Matriz
Santa Missa às 18h, na Igreja Matriz Madre de Deus
Trasladação Oficial às 19h30, rumo à comunidade de São Sebastião, no bairro Arapiranga
Domingo (10)
Santa Missa às 6h, na Igreja de São Sebastião, no bairro Arapiranga
Procissão principal às 8h, em direção à Igreja Matriz Madre de Deus
Santa Missa às 11h, na Igreja Matriz Madre de Deus, presidida pelo bispo Dom Carlos Verzelleti