Luiz Flávio
O desembargador do Trabalho aposentado Vicente José Malheiros da Fonseca será empossado, às 19h de hoje, na Academia Paraense de Letras Jurídicas (APLJ), na cadeira de número 32, que tem como patrono Napoleão Simões de Oliveira e cuja última ocupante foi a desembargadora Maria Izabel de Oliveira Benone.
No próximo dia 16, também às 19h, será a vez do magistrado aposentado, natural de Santarém, ser empossado na cadeira de número 34 da Academia Paraense de Letras (APL), que tem como patrono Paulino de Almeida Brito e que teve como último ocupante o acadêmico Álvaro Dias Martins. A saudação, em nome da APLJ na sessão de hoje será feita pelo acadêmico Océlio Morais. Já a saudação, em nome da APL, presidida por Ivanildo Alves, na semana que vem, ficará a cargo do acadêmico Ernane Malato. Ambas as posses ocorrem na sede da APL, na rua João Diogo.
Na solenidade de posse na APLJ, além da outorga de medalhas e honrarias ao novo acadêmico, serão apresentadas obras musicais interpretadas por artistas como Salomão Habib (violonista), Homerval Thompson (pianista), Rodrigo Valdez (tenor), Márcia Aliverti (soprano) e familiares de Vicente Fonseca, como Agostinho Neto (piano), Agostinho Júnior (corne inglês) e Davi Fonseca violino), que tocarão composições de Wilson Fonseca e do próprio empossado. A academia está sendo presidida por Jeferson Bacelar, vice-presidente da entidade.
Casado com a engenheira civil Neide Teles Sirotheau da Fonseca com quem tem 3 filhos e 4 netos, Vicente Malheiros foi decano e presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região (TRT8). É Bacharel em Direito pela Universidade Federal do Pará (UFPA) e especialista em Direito do Trabalho e Processo do Trabalho.