Grande Belém

Vestida de noiva, filha surpreende pai internado em hospital de Belém

Vestida de noiva, filha surpreende pai internado em hospital de Belém Vestida de noiva, filha surpreende pai internado em hospital de Belém Vestida de noiva, filha surpreende pai internado em hospital de Belém Vestida de noiva, filha surpreende pai internado em hospital de Belém
O paciente está há 30 dias internado no hospital e não pode participar do evento ao lado da filha
O paciente está há 30 dias internado no hospital e não pode participar do evento ao lado da filha

A assistente comercial, Ana Carla Branco, 34 anos, surpreendeu o pai ao aparecer vestida de noiva no Hospital Regional Dr. Abelardo Santos (HRAS), no Distrito de Icoaraci, em Belém, nesta terça-feira, 2. Augusto Branco, 58 anos, paciente de longa permanência, está em tratamento há mais de 30 dias na unidade, o que o impossibilitou de estar presente no casamento da filha, na última sexta-feira, 29.

Foto: Diego Monteiro / Divulgação

Ao ver a filha, Augusto não conteve a emoção. “Ela está muito linda. Eu desejava fazer parte deste momento na vida dela, mas o casamento já estava marcado e não pude comparecer. Fiquei muito triste, mas admito que, ao vê-la surgir na minha frente, transbordei de alegria e fiquei muito feliz”, afirma.

Ana Carla contou que, antes do término da cerimônia, planejou ir ao HRAS vestida de noiva, para que o pai pudesse compartilhar esse momento especial, mesmo não estando presente fisicamente na celebração. “Antes de mais nada, é preciso enfatizar que isso só foi possível graças ao apoio de toda a equipe do Abelardo Santos, que, ao saber do meu desejo, me ajudou muito”, ressalta.

Foto: Diego Monteiro / Divulgação

A caminhada da recém-casada até o leito de Augusto foi acompanhada pelos olhares atentos da equipe multidisciplinar e dos pacientes. “Somos uma família muito unida e tudo que eu queria era que ele tivesse entrado comigo no casamento, mas devido ao tratamento e prezando pela saúde e segurança dele, não foi possível. Então, fiz de tudo para estar aqui e tirarmos algumas fotos, juntos”.

“Foi um momento rápido, simples e simbólico. Tenho certeza de que ele ficou feliz. Foi muito especial para mim e para ele. É difícil expressar com palavras, mas só agradeço a Deus pela vida dele, por permitir este instante na presença dele, pois se tornou um dos momentos mais importantes da minha vida. Precisava ver meu pai e fazer com que ele sentisse a emoção de ver a filha casada”, acrescenta Ana Carla.

Foto: Diego Monteiro / DivulgaçãoHumanização

Conforme a supervisora de humanização do HRAS, Suzane Gonzaga, assim que ficou sabendo do caso, entrou em contato com os setores responsáveis de serviço social, humanização e comunicação da unidade de saúde, para coordenar e realizar esse pedido especial. Desde então, todas as equipes se mobilizaram e prestigiaram esse momento de emoção, tanto para a família quanto para os colaboradores.

Suzane afirma que esse tipo de ação faz parte de uma das missões do Hospital Abelardo Santos: oferecer um atendimento de qualidade e humanizado. “Essa abordagem humanizada demonstra a importância de cuidar não apenas da saúde física, mas também do bem-estar emocional e psicológico dos pacientes, proporcionando uma experiência de tratamento mais completa e satisfatória”, diz.

Foto: Diego Monteiro / DivulgaçãoA assistente social do setor de Terapia Renal Substitutiva (TRS) – hemodiálise -, Ana Carla Sacramento, também participou da mobilização. “Mesmo em meio às múltiplas demandas de trabalho, para nós, é sempre uma oportunidade poder estar ao lado de cada paciente e acompanhante, atendendo suas principais demandas para que o tratamento possa ser leve e rápido”, diz.

“No Abelardo Santos, há um esforço constante para oferecer cuidados que vão além do físico, tocando também o emocional e o psicológico de todos os nossos pacientes. Portanto, este momento só foi possível graças à dedicação e ao comprometimento de uma equipe qualificada, que se mobilizou para tornar este desejo uma realidade”, pontua a diretora-geral do hospital, Aline Oliveira.

“Essa história nos lembra do poder de um atendimento humanizado, que deve ser o foco de qualquer unidade de saúde. Acreditamos que cuidar da saúde é, também, proporcionar alegria e conforto em momentos difíceis. Estamos honrados em fazer parte da história de Ana Carla Branco e Augusto Branco, e em continuar a missão de humanizar cada vez mais o atendimento”, conclui Aline.