Os troféus para as embarcações vencedoras do 36º Concurso de Ornamentação da Romaria Fluvial 2023 foram entregues na manhã desta quinta-feira (19), no auditório Eneida de Moraes, no Palacete Faciola, em Belém. Mais de 250 embarcações se inscreveram para concorrer no trajeto de 10 milhas pelas águas da Baía do Guajará.
Participaram da solenidade de entrega o secretário de Estado de Turismo, Eduardo Costa; o capitão de Mar e Guerra da Capitania dos Portos da Amazônia Oriental, Ewerton Rodrigues Calfa, e o coordenador da Festa de Nazaré, Antônio Salame.
Na cerimônia foram conhecidos os nomes das embarcações, proprietários ou locatários e decoradores vencedores do Troféu Carlos Rocque, jornalista, historiador e idealizador da Romaria Fluvial no ano de 1986. O troféu da edição 2023 foi confeccionado pelo ceramista Levy Cardoso – filho do Mestre Raimundo Cardoso, do Distrito de Icoaraci – e pelo artesão Eugênio Oliveira.
O secretário Eduardo Costa destacou a importância da Romaria Fluvial para o turismo do Pará. “Essa premiação já é o marco de uma procissão que encanta turistas do Brasil e do mundo. Uma romaria fluvial que foi criada, pensada e idealizada dentro do turismo paraense por Carlos Rocque. Um evento que é um privilégio para quem participa”, frisou o secretário, destacando também a importância da segurança da navegação feita pela Capitania dos Portos.
“Eu só tenho a agradecer pela incrível oportunidade de ter participado do Círio pela primeira vez. Eu não sou paraense, mas foi uma experiência muito gratificante e emocionante”, declarou o capitão Calfa.