Trayce Mello
As ruas da Cidade Velha, em Belém, receberam um grande número de fiéis católicos nesta quinta-feira (30), para a tradicional celebração de Corpus Christi. O dia santo que homenageia a eucaristia é um dos mais importantes eventos da Igreja Católica.
O Arcebispo Metropolitano de Belém, Dom Alberto Taveira Corrêa, presidiu a celebração eucarística às 7h, na Catedral Metropolitana de Belém, no bairro da Cidade Velha, junto ao Vigário Episcopal, Padre André Teles. “Na Eucaristia, celebramos o ápice do amor de Cristo. Que esta celebração de hoje relembre que nós somos o Corpo de Cristo”, Dom Alberto Taveira Corrêa, Arcebispo Metropolitano de Belém.
Após a celebração, por volta das 8:30h, saiu a procissão com o Santíssimo Sacramento em direção à Paróquia Santa Luzia, no Jurunas, onde estava o tapete de serragem, tradicionalmente produzido para celebrar a data.
A estudante de farmácia Jaqueline Figueiredo, conta que a família sempre foi católica e acompanha a procissão todos os anos. Para ela, mais que um feriado, o dia representa a presença de Deus na vida. “Todos os anos participo da celebração com a minha família. Nós, como católicos, temos que celebrar e adorar Jesus Cristo. Por meio do seu próprio corpo, ele nos abriu um caminho novo e vivo. Então, é o momento de sentir que Jesus está dentro de nós e louvar a ele”, diz.
A secretária do lar, Lucia Costa, diz que a celebração de hoje é uma forma de agradecer, renovar e fortalecer a fé. “Participar da celebração do Corpus Christi é uma tradição na minha família. É uma experiência enriquecedora porque confirma nossa fé em Cristo, une nossa família”, comenta.
Durante a caminhada, eram visíveis a devoção e o carinho que os moradores tinham, alguns enfeitaram as casas com balões e fitas nas cores amarela e branco, com quadros e imagens de Santas, em algumas ocasiões os padres iam até os moradores da casa dar uma benção. Quando o andor passava, era impossível segurar a emoção, tanto dos moradores quanto dos devotos que não cansavam de agradecer.
A aposentada Paula Perdigão, conta que é a primeira vez que a procissão passa pela rua onde mora. “Esse ano, está sendo um privilégio ver pela primeira vez a procissão na porta da minha casa. enfeitei a casa e preparei um altar bem bonito para prestigiar esse momento tão importante para nós da igreja católica”, disse.
Ao final da procissão, o Arcebispo Metropolitano de Belém deu a bênção final em frente a Paróquia para encerrar a celebração. A festa de Corpus Christi acontece sempre 60 dias depois do Domingo de Páscoa ou na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade, em alusão à Quinta-Feira Santa, quando Jesus instituiu o sacramento da Eucaristia.