Grande Belém

Veja como fazer pratos deliciosos para a ceia de Natal

Chef de cozinha Lúcia Torres elaborou receitas especiais  Foto: Irene Almeida
Chef de cozinha Lúcia Torres elaborou receitas especiais Foto: Irene Almeida

 

Wesley Costa

Com o Natal se aproximando, é comum surgir dúvidas sobre o que servir na tradicional ceia que reúne amigos e parentes. Inovar é uma saída para agradar ainda mais os convidados. Para te ajudar nessa missão, o DIÁRIO conversou com a chef de cozinha Lúcia Torres, que elaborou receitas especiais para deixar a noite natalina ainda mais agradável.

A proposta incluiu prato principal com acompanhamento e uma sobremesa para lá de deliciosa. De acordo com a chef, o modo de preparo é bastante simples e com a quantidade de ingredientes indicados, a receita principal que é uma torta de pirarucu rende até 10 porções bem servidas. Já começou a sentir água na boca? Então, vamos para a lista completa dos ingredientes e os modos de preparo desse menu especial.

Receitas

Ingredientes

Pirarucu (1kg)

Alfavaca

Arroz (1kg)

Pimentinha verde

Jambu

Feijão verde

Pimentão (verde, amarelo e vermelho)

Ervilha

Cebola

Alho

Cheiro verde

Azeitonas

Chicória

Azeite

Presunto (200g)

Calabresa (200g)

Batata (500g)

Uva passas

Ovos (04 unidades)

Sal a gosto

Queijo ralado (200g)

Manga (300g)

Creme de leite (200g)

Leite condensado (395g)

Leite em pó (200g)

02 xícaras de açúcar

Modo de preparo

Torta

1. Ferva o pirarucu 2x para dessalgar. Em seguida desfie em tiras médias e reserve.

2. Em uma panela acrescente os seguintes ingredientes: 01 cebola picada, 03 dentes de alho amassados, cheiro verde, chicória, alfavaca e pimentinha verde a gosto. Em seguida, coloque 1/2 pimentão (verde, amarelo e vermelho) e adicione o azeite para refogar por alguns minutos.

3. Em outra panela cozinhe as batatas (500g) e faça um purê. Também cozinhe o feijão verde que será utilizado na montagem do prato.

4. Bata as claras dos ovos em neve.

5. Após esses primeiros passos chegou a hora de montar a torta. Em um refratário coloque uma camada do purê, uma camada de feijão verde e uma camada de pirarucu. Continue nesse esquema sempre intercalando os ingredientes.

6. Por fim, despeje as claras do ovo batidas por cima da última camada. Coloque o queijo ralado e leve ao forno para gratinar.

Acompanhamento

Para deixar o prato ainda mais saboroso, a sugestão da chef é fazer um arroz biro-biro. O modo de preparo também é bem simples e, em poucos minutos, o acompanhamento fica pronto.

1. Em uma panela adicione o azeite, 01 cebola picada, 05 dentes de alho amassados, ½ pimentão verde, ¼ de pimentão verde, ¼ de pimentão amarelo e cheiro verde a gosto. Em seguida, coloque o arroz para refogar e adicione a água para o cozimento.

2. Enquanto o arroz estiver cozinhando, separe o presunto (200g) e a calabresa (200g). Corte-os em cubos para misturá-los com o arroz cozido.

3. Assim que o arroz estiver no ponto, faça a mistura com os demais ingredientes (uva passas, ervilha, calabresa e presunto). Coloque a junção em uma refratário de sua preferência para levar à mesa.

Sobremesa

A dica da sobremesa não poderia ser menos paraense. Pensando nisso, Lúcia elaborou um creme de manga. O doce também é de fácil preparo e combina com uma infinidade de pratos. Inclusive, aqueles mais tradicionais e que não podem faltar na noite de celebração.

1. Descasque as mangas e corte em cubos.

2. Em uma panela, adicione os pedaços de manga e as duas xícaras de açúcar. Leva ao fogo e mexa até ficar bem consistente.

3. Ao perceber que a primeira mistura está no ponto, acrescente o leite condensado, o creme de leite e o leite em pó. Continue mexendo até pegar consistência novamente.

4. Coloque o creme em formas pequenas ou em refratário de sua preferência. Leve ao freezer para servir gelado.