Grande Belém

Usina da Paz da Terra Firme vai oferecer 70 serviços. Complexo será entregue hoje

Estado entrega oitava Usina da Paz. Agora, na Terra Firme, em Belém. Foto: Agência Pará
Estado entrega oitava Usina da Paz. Agora, na Terra Firme, em Belém. Foto: Agência Pará

Nesta terça-feira (6), às 17h, o governador Helder Barbalho realiza o ato de entrega da oitava Usina da Paz, no bairro da Terra Firme, em Belém. O projeto é integrado ao programa Territórios Pela Paz (TerPaz) do Governo do Estado, e já transforma a realidade dos moradores do entorno da unidade.

Ruas que antes eram intrafegáveis hoje permitem a melhor mobilidade de pessoas e veículos, resultado da chegada do programa “Asfalto Por Todo Pará” da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas (Sedop) e está permitindo o acesso, em um raio de 1,5 km, dos moradores ao complexo multifuncional do Estado.

A UsiPaz Terra Firme fica na Passagem Belo Horizonte, entre a avenida Perimetral e a Passagem do Arame, ao lado do terreno da Eletronorte.

Já na quarta-feira (7), um dia após a entrega, os moradores poderão realizar as inscrições para as atividades e realizar os serviços disponibilizados. Serão mais de 70 serviços intersetoriais das secretarias estaduais e órgãos parceiros, como atendimento médico, odontológico e psicológico, consultoria jurídica, emissão de documentos, treinamento de lideranças, atividades esportivas, capacitações e cursos profissionalizantes. Todos os serviços gratuitos.

O espaço tem capacidade para receber cerca de 1.500 pessoas por dia e conta com dois prédios de atendimento, uma quadra poliesportiva, quadra de areia, espaço multicultural; piscina semiolímpica; playground, salas de audiovisual e inclusão digital. Também há espaços para cursos livres e de dança, música, robótica, artes marciais, musicalização e biblioteca. As instalações são adaptadas para acesso de pessoas com deficiência (PcDs).

Sobre o projeto

As Usinas da Paz (UsiPaz), são complexos multifuncionais do Governo do Pará, que buscam a transformação social, redução da violência e mais cidadania. Já estão em funcionamento a UsiPaz Icuí-Guajará, em Ananindeua, desde outubro do ano passado; a UsiPaz Cabanagem, em Belém, desde janeiro deste ano; a UsiPaz Nova União, em Marituba, desde março deste ano; a UsiPaz Benguí, em Belém, desde março, as UsiPaz Parauapebas e Canaã dos Carajás, no sudeste do Estado, desde maio e junho, respectivamente; e a mais recente, UsiPaz Jurunas/Condor, entregue em outubro, deste ano. Está em construção mais uma unidade, em Belém, a UsiPaz Guamá.

Funcionamento

Com horário de funcionamento de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 22h; aos sábados, de 8h às 14h e aos domingos, de 8h às 18h, funcionará de acordo com as demandas da comunidade e das Secretarias e Fundações para a realização de eventos.