Grande Belém

Tucunduba: macrodrenagem já tem 90% de trecho pronto

Projeto contempla a reconstrução do canal, drenagem pluvial, sistema viário, calçada e ciclofaixa

FOTO: paula lourinho / ascom sedop
Projeto contempla a reconstrução do canal, drenagem pluvial, sistema viário, calçada e ciclofaixa FOTO: paula lourinho / ascom sedop

O projeto de macrodrenagem da Bacia do Tucunduba é um sonho antigo da população da capital paraense. Em 2008, a obra começou a ser executada pelo Governo do Estado, mas pouco avançou e novamente os trabalhos foram paralisados.

Em 2019, com o compromisso de assegurar mais qualidade de vida para os moradores de Belém, mobilidade urbana e minimizar os problemas de alagamento de diversos bairros, o Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas (SEDOP), retomou as atividades e já entregou à população três etapas da bacia e está em execução com o 4º trecho, o qual já concluiu mais de 90% dos serviços.

Essa é a realização de um sonho de quem espera há mais de 40 anos, como o seu José da Silva, morador da passagem Maria Aguiar. Ele fala com orgulho de ver o local se adaptando aos ajustes finais. “Quando eu cheguei aqui era tudo lamaçal, um matagal muito grande. Então, tivemos uma vida muito pesada, tínhamos que andar em cima da estiva e nesses 44 anos que moro aqui, esse benefício é muito bom para a população. Vai ficar lindo, moro há anos e nunca tinha visto uma obra tão bonita”, disse.

Projeto contempla a reconstrução do canal, drenagem pluvial, sistema viário, calçada e ciclofaixa
FOTO: paula lourinho / ascom sedop

ANSEIOS

Com um recurso de mais de R$ 47 milhões de reais, o trecho em execução corresponde aos canais da União e Timbó e vai beneficiar cerca de 250 mil moradores da Terra Firme, do Marco, Guamá e Canudos.

O projeto contempla a reconstrução do canal em placas de concreto armado, drenagem pluvial, execução do sistema viário, com terraplanagem, calçada, ciclofaixa, bem como toda a urbanização do espaço. O 4º trecho contará com cinco passarelas metálicas, sendo duas na União, duas na Timbó e uma na travessa Vileta. Do mesmo modo, o trecho terá seis pontes para a facilidade do acesso a veículos e pedestres. Melhorias que visam garantir o fluxo viário e atender os anseios da comunidade e comerciantes da área, como Jorge José, morador há mais de 10 anos e que trabalha como vendedor de lanches.

“Antigamente, a rua era toda feia, mas agora está uma maravilha. Eu tenho um carrinho de lanche aqui e vai melhorar bastante a situação para mim, porque antigamente o acesso era quase impossível. Vai ser uma melhoria para quem trabalha com vendas, restaurantes e tudo vai ficar melhor”, disse o comerciante.