Como etapa que antecede o pleito eleitoral, marcado para este domingo, 30, das 8h às 17h, o Núcleo Gestor de Urnas Eletrônicas (NGUE) iniciou o processo de distribuição das urnas eletrônicas para os colégios eleitorais de Belém.
“Ontem [27/10], ocorreu o carregamento de 20 caminhões com urnas de nove zonas eleitorais de Belém; e hoje de manhã esses veículos saíram para entrega nos colégios eleitorais, são mais de 300 locais de votação”, detalha Tiago Neves, chefe do NGUE.
Nesta sexta-feira, 28, ocorre o embarque nos caminhões das urnas eletrônicas de mais cinco zonas, que saem para distribuição, a partir das 7h, no sábado. O transporte é realizado por empresa contratada pela Justiça Eleitoral especificamente para este fim.
A gestora ou gestor de cada zona eleitoral faz sua logística de distribuição, algumas zonas pedem auxílio à Polícia Militar para escolta dos caminhões, outras tem sua entrega acompanhada apenas pela equipe de servidores da zona.
“Chegando no colégio eleitoral, tem alguém do próprio espaço/escola que recebe as urnas eletrônicas e elas são armazenadas em local adequado e seguro. Geralmente uma sala trancada, definida em conjunto entre os gestores de zonas e dos locais de votação”, explica o chefe do NGUE.
Todas as urnas de Belém (incluindo seus distritos e ilhas) devem estar em seu local de votação até o final da tarde de sábado, 29.
Fonte: TRE/PA