Grande Belém
Tranquilidade reina em Mosqueiro no início das férias de julho
Even Oliveira
Neste primeiro final de semana de julho, as praias da Ilha de Mosqueiro, um dos destinos preferidos pelos veranistas de Belém, apresentaram um movimento tranquilo. A ilha, conhecida por suas praias de água doce e proximidade com a capital, recebeu famílias e grupos de amigos em busca de lazer e descanso. A expectativa é que o fluxo de pessoas aumente nas próximas semanas, trazendo mais animação e atividades para a ilha.
Na beira da praia do Ariramba, tomando um açaí e apreciando a vista na companhia do esposo, a contadora Daniela Cardoso, de 28 anos, comentou sobre a tranquilidade do local, escolhido para relaxar durante o sábado (6). “Viemos descansar, aproveitar o primeiro final de semana. Como não gostamos de muita bagunça, escolhemos um lugar mais tranquilo. É perfeito para pegar um ventinho, deitar na rede e relaxar”, disse Daniela.
Maria Castro, de 67 anos, dona do restaurante O Toda, também na praia de Ariramba, destacou suas expectativas para o restante do mês de veraneio, que promete ter um fluxo maior ao longo dos demais finais de semana. “Espero que este ano venha bastante gente, estou me abastecendo de peixe, água e outros alimentos. O pastel e o peixe são os mais vendidos”, afirmou. Ela aumentou sua equipe de três para seis funcionários para atender a demanda crescente durante o mês de julho. “A expectativa é que o movimento aumente mais no segundo e terceiro final de semana”.
Na praia do Murubira, a autônoma Shirley Melo, 45, moradora do bairro do Souza, na Região Metropolitana de Belém (RMB), optou por Mosqueiro por ser uma opção viável de menor custo em comparação a outros destinos. “Viemos em nove pessoas, aproveitando o sábado. Mosqueiro é o mais barato e próximo de casa”, explicou. A família chegou na manhã de sábado e planeja retornar a Belém no domingo, aproveitando ao máximo o tempo disponível.
Já na praia do Farol, uma das praias mais movimentadas da ilha, assim como a praia do Chapéu Virado que fica praticamente ao lado, o cenário era de mais pessoas se divertindo, como em atividades com bote inflável puxado por jet skis. Para a dona de casa Heloísa de Paula, 52, do bairro da Marambaia, que estava apreciando o mar acompanhada da irmã, sobrinha, cunhado e mãe, a ilha é um destino certo durante as férias de julho e até em períodos como a virada de ano. “Mosqueiro é Mosqueiro, uma maravilha de sol e água doce. Sempre estamos arrumando a casa e aproveitando o tempo. Chegamos na sexta-feira e aproveitamos o final de semana entre a praia e a pracinha da vila”, conta.
Obs.: Heloísa estava acompanhada da irmã Marisabel de Paula, 57; da sobrinha Maria Luiza Aguiar, 3; do cunhado Gabriel Aguiar, 62; e da mãe Marisa de Paula, 86.
SEGURANÇA
Durante o serviço de prevenção e proteção por guarda-vidas nas praias,o Tenente Coronel Anderson Campos, responsável pelo 20º Grupamento Bombeiro Militar, em Mosqueiro, destacou a tranquilidade do final de semana e as medidas de segurança adotadas. “Até o momento, não tivemos ocorrências graves, apenas de menor potencial, como o caso de uma ferroada de arraia. Orientamos o público sobre os locais mais perigosos e a importância de cuidar das crianças”, explicou.
Os guarda-vidas iniciam suas atividades às 7h30, posicionando-se em seus postos a partir das 8h. Eles orientam o público sobre os locais mais perigosos, como áreas com maior concentração de pedras e valas, e reforçam a importância da atenção dos pais com as crianças. Atualmente, 74 militares estão distribuídos nas praias de maior movimentação, como praia do Chapéu Virado, praia do Farol, praia do Marahu, praia do Paraíso, praia da Baía do Sol, praia Grande e praia Carananduba. Além disso, há apoio na estrada com viaturas de resgate e salvamento.
Para garantir a segurança, a equipe conta com quatro viaturas: duas de resgate, uma de salvamento e uma de incêndio. Também possuem duas embarcações, uma moto aquática e um leme, que dão suporte às praias mais perigosas. Essas áreas foram mapeadas e divididas em zonas, sendo as praias do Marahu, Paraíso e Baía do Sol as que apresentam maior risco. Campos destacou a importância da colaboração dos banhistas:
“Estamos aguardando um público mais elevado, a expectativa é de um aumento no movimento nas próximas semanas com um público maior este ano, pois as pessoas estão mais confiantes pós-pandemia. É essencial que todos sigam as orientações para aproveitar as praias de forma segura”, finalizou.