Grande Belém

Terminal Hidroviário de Belém registra movimento intenso

O feriadão deve provocar um movimento intenso nos terminais da capital. Foto; Celso Rodrigues/Diário do Pará
O feriadão deve provocar um movimento intenso nos terminais da capital. Foto; Celso Rodrigues/Diário do Pará

Diego Monteiro

As plataformas de embarque e desembarque do Terminal Hidroviário de Belém (THB) Luiz Rebelo Neto, no bairro Umarizal, registraram movimento intenso na manhã deste sábado, 15, marcando o terceiro final de semana das férias escolares. Os trabalhadores do espaço consideraram o fluxo de passageiros no último sábado como sendo maior em comparação aos 15 primeiros dias deste mês de julho.

Segundo os vendedores nos guichês de passagens, as maiores vendas são destinadas às regiões marajoaras de Soure, Salvaterra, Ponta de Pedras, Cachoeira do Arari e Santa Cruz do Arari, além do Porto de Camará, também no Marajó. “As primeiras horas do dia são movimentadas por aqui, mas todos conseguem chegar aos seus destinos no final”, afirmou a atendente Bianca Veras Ferreiras, 23.

De fato, o THB costuma registrar uma maior movimentação nas primeiras horas do dia, de acordo com a Companhia de Portos e Hidrovias do Pará (CPH), órgão responsável pela administração do espaço. A CPH revelou que a média diária de passageiros durante o mês de veraneio ultrapassa 3,2 mil pessoas, sendo os fins de semana os períodos de maior afluência.

A fim de evitar grandes filas, a técnica de enfermagem Roseane Tavares, de 44 anos, adota uma estratégia. ““Hoje [sábado] é um dia em que fica até difícil de andar no Terminal, por isso comprei as passagens no final da manhã de ontem, quando estava tranquilo, e agora estou apenas aguardando o horário de embarque para aproveitar ao máximo esse final de semana”, explicou.

As plataformas de embarque e desembarque do Terminal Hidroviário de Belém (THB) Luiz Rebelo Neto, no bairro Umarizal, registraram movimento intenso na manhã deste sábado, 15. Foto: Celso Rodrigues/Diário do Pará

De acordo com informações do portal do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), neste sábado e domingo, a previsão é de sol intenso, com uma temperatura máxima de até 35 graus no solo paraense. Levando isso em consideração, a professora Rita Soares, 53, aproveitou as praias de Joanes, no Marajó, mas retornou a Belém apenas para acompanhar a mãe.

“Cheguei, mas já estou de volta”, brincou Rita. “É tradição escolhermos algum destino ribeirinho nessa época, onde a viagem é feita pelos rios. Eu adoro esse tipo de programa, pois é quando sinto uma paz imensa. De fato, aqueles que vierem ao Terminal Hidroviário neste período devem estar cientes de que o movimento sempre será intenso, especialmente nos finais de semana”, concluiu a professora. 

O Terminal Hidroviário opera todos os dias da semana, das 6h às 18h, com oito linhas fluviais, sendo seis intermunicipais e duas interestaduais. Ao todo, 21 embarcações atendem as linhas, que são oferecidas por 13 empresas de navegação.